Cheque especial é sempre um vilão? Saiba como utilizar de forma segura

Por conta de sua praticidade, o cheque especial costuma ser muito utilizado pelos consumidores brasileiros. Esta facilidade faz com que muitos ignorem os altos juros cobrados na modalidade. Nesta matéria você vai entender melhor o que é o cheque especial e o por que ele deve ser usado com muita cautela.

Cheque especial: Como funciona?

Muitas pessoas que inclusive já utilizaram o cheque especial, não sabem como ele funciona. Ele nada mais é do que um tipo de crédito oferecido pelo banco. 

O funcionamento é similar ao de um empréstimo pré-aprovado que o banco deixa a sua disposição para ser usado a qualquer momento. É justamente esta facilidade que o torna perigoso. Cada cliente possui um limite diferente que varia de acordo com a avaliação da instituição. 

Por que os juros são tão elevados?

Esta modalidade de empréstimo é cara pois ele é concedido sem que o banco tenha nenhuma garantia, diferente do empréstimo pessoal, por exemplo.

Neste caso, o interessado deve comparecer ao banco, negociar as condições e assinar um contrato para conseguir o dinheiro emprestado.

Já no cheque especial, o dinheiro fica a disposição para que o cliente utilize quando achar necessário. Esta facilidade faz com que muitos usem limite do cheque especial como se fosse uma extensão da conta corrente.

Cuidado ao usar esta opção

Por conta da praticidade, muitos acabam usando o cheque especial com frequência. Desta forma é mais fácil cair na armadilha de sempre com contar com aquele limite de crédito.

Sempre se lembre que aquele dinheiro disponível não é seu e que será preciso pagar por ele com juros.

Caso chegue a data de o banco cobrar pelo uso do limite do cheque especial e o cliente  não tiver dinheiro em conta corrente para cobrir o gasto, além dos juros altos, também será cobrada uma multa estipulada pelo banco.

Procure outras opções de crédito 

Se você precisar de um empréstimo por algum motivo, uma opção mais segura pode ser procurar seu banco para conhecer créditos menos caros para obter o dinheiro necessário para ficar no azul.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.