14° salário do INSS ganhou força! Calendário oficial já foi divulgado?

Aposentados e pensionistas aguardam aprovação de um abono extra. Nas últimas semanas, os parlamentares se reuniram para avaliar a proposta de concessão de um 14º salário pelo INSS. A sugestão foi levantada ainda em 2020, mas ganhou forças para liberação neste ano.

14° salário do INSS ganhou força! Calendário oficial já foi divulgado? (Imagem: FDR)
14° salário do INSS ganhou força! Calendário oficial já foi divulgado? (Imagem: FDR)

Com a permanência do novo coronavírus, o governo federal precisou antecipar os calendários de pagamento do 14º salário pelo INSS. O benefício normalmente é concedido em duas rodadas, de julho e dezembro, sendo integralmente pago no primeiro semestre deste ano.

Diante da antecipação, para o período natalino desde ano é de que esperar que os aposentados e pensionistas fiquem com um rombo em seu orçamento. A proposta para solucionar tal questão foi justamente a liberação de um salário extra, concedido excecionalmente em 2021.

14º salário pelo INSS ganha força na Câmara

Nos últimos dias, o texto da proposta foi aprovado por algumas comissões da Câmara dos Deputados, entre elas estava a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), Comissão de Finanças e Tributação e a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Tramitada pelas três instancias, é preciso ainda que a proposta seja avaliada pelo presidente Jair Bolsonaro. A previsão é de que ele recuse o pagamento, sob a justificativa de que não há orçamento em caixa.

Se o gestor aprovasse, o benefício deveria ser liberado em dezembro, junto com o 12º salário. No entanto, assim como em 2020, a previsão é de que ele adie a validação até que o texto perca sua validade.

Problemas financeiros? Veja o que considerar antes de contratar um empréstimo

Calendário da 1ª parcela do 13º salário do INSS 2021

Calendário da 1ª parcela para quem recebe até um salário mínimo

Calendário da 1ª parcela para quem recebe acima de um salário mínimo

2ª parcela do 13º salário do INSS

Calendário da 2ª parcela para quem recebe até 1 (um) salário mínimo

Calendário da 2ª parcela para quem recebe acima de 1 (um) salário mínimo

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile