Nesta quarta (27), a Telefônica Brasil anunciou a criação de uma joint venture no setor de Educação juntamente com a gigante Ânima. A nova empresa resultante da parceria irá criar uma plataforma digital com cursos livres de capacitação.
A empresa disse que o objetivo da novidade é “a educação continuada e empregabilidade em áreas como Tecnologia, Gestão, Negócios e Turismo”.
O acordo determina que a Telefônica fique com 50% das ações da nova empresa, e a Ânima com os outros 50%. O produto oferecido pela junção das duas empresas será disponibilizado no início do próximo ano e contará com uma equipe totalmente independente das duas empresas parceiras.
Ainda é necessária a aprovação do Cade (Comitê Administrativo de Defesa Econômica) para que a joint venture seja finalizada. Este novo negócio integra a estratégia da Telefônica de oferecer mais serviços digitais juntamente com seus serviços de internet fixa ou móvel e se tornar um “hub de serviços digitais”.
Ainda não foram revelados detalhes a respeito desta parceria. Tudo o que se sabe é que a Telefônica fica responsável por captar clientes através de ativações em sua base de clientes, enquanto a Ânima fica encarregada do conteúdo educativo.
Os usuários terão acesso aos cursos através de um aplicativo para smartphone e interface Web. Todos os interessados podem utilizar o serviço e não somente clientes da operadora Vivo.
O grupo Ânima é proprietário das instituições de ensino superior Anhembi Morumbi, São Judas, Unisul, e outras. Ele também detém as marcas HSM, BSP, Le Cordon Bleu e Singularity no Brasil. Atualmente, o grupo possui 320 mil estudantes matriculados em suas instituições.
Já a Telefônica é a maior operadora de telecomunicações do Brasil em número de clientes, com 97 milhões de assinantes de serviços de telefonia móvel, fixa, banda larga fixa e TV paga.
Operando globalmente, a empresa espanhola é uma das maiores companhias de telecomunicações fixas e móveis do mundo. Possui como marcas comerciais a Movistar, atuante na Espanha e Hispanoamérica, O2 em toda a Europa, e Vivo no Brasil.