Volta às aulas obrigatória em São Paulo começa a partir da próxima semana

A partir do dia 3 de novembro as escolas de São Paulo terão a volta às aulas obrigatórias com 100% dos estudantes. Até então o distanciamento era obrigatório o que impossibilitava a ocupação total.

Antes desse período, as aulas presenciais em São Paulo também eram facultativas. Ou seja, os pais ou responsáveis podiam escolher entre enviar os estudantes para as escolas ou não. Agora, todos os estudantes terão que frequentar as aulas presenciais diariamente.

Essa medida é válida para as escolas da rede estadual, privada e municipal. A rede pública de ensino de São Paulo tem cerca de 3,5 milhões de alunos distribuídos em mais de 5,4 mil escolas em todo o estado.

Volta às aulas em São Paulo

A retomada completamente presencial foi iniciada no último dia 18 de outubro, na ocasião o secretário estadual da Educação Rossieli Soares comentou:

“Começamos com a obrigatoriedade dos estudantes já na segunda-feira (18). O Conselho vai deliberar sobre o prazo para as escolas privadas. Vai ter um prazo em que a escola privada poderá se adaptar à regra. Para as redes municipais, deverá ser observada a regra de cada conselho”, disse ele.

Nesse primeiro momento nem todas as escolas retornam totalmente suas atividades presenciais, pois, muitas não tinham condições de respeitar o distanciamento.

Agora, a partir do dia 3 a regra de distanciamento não será mais utilizada, o que permitirá que todas as escolas sejam reabertas.

O ensino remoto continua em São Paulo?

A resposta é sim, mas, apenas alguns grupos poderão utilizar esse recurso, são aquelas pessoas que fazem parte dos grupos de risco, confira abaixo:

  • Comorbidades com idade a partir de 12 anos que não tenham completado ciclo vacinal contra a Covid
  • Gestantes e puérperas
  • Menores de 12 anos que pertencem a grupos de risco para a Covid e ou condição de saúde de maior fragilidade

Para permanecer com as aulas virtuais os pais ou responsáveis terão que apresentar uma justificativa médica diretamente na unidade em que o estudante está matriculado.

É importante lembrar que toda criança e adolescente deverá ter acesso à educação.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.