Perdidos! Relator do Auxílio Brasil admite que equipe econômica não vive bom momento

Governo afirma está perdido com implementação de seu novo projeto social. Nessa semana, o relator da Medida Provisória (MP) do  Auxílio Brasil na Câmara dos Deputados, Marcelo Aro, criticou a equipe econômica responsável por determinar o orçamento do projeto. Segundo ele, há um total silêncio por parte da equipe de Paulo Guedes que não sabe o que fazer com o orçamento da União.

Perdidos! Relator do Auxílio Brasil admite que equipe econômica não vive bom momento (Imagem: FDR)
Perdidos! Relator do Auxílio Brasil admite que equipe econômica não vive bom momento (Imagem: FDR)

A consolidação do Auxílio Brasil permanece como uma grande dor de cabeça para o ministro da economia, Paulo Guedes. Sua popularidade entre os próprios servidores e demais políticos vem declinando. Na Câmara dos Deputados os parlamentares afirmam que o gestor está perdido e criticam seu silêncio quanto ao futuro social do país.

Guedes vira alvo do governo

De acordo com Marcelo Aro, o atual ministro da economia não está conseguindo dialogar com os integrantes do governo para definir a pasta orçamentária do Auxílio Brasil. Ele explicou que nesse momento ao menos uma ligação poderia ser suficiente para que a Câmara pudesse entender seus planos.

“O Ministério da Economia está em silêncio. Eu não recebi um único telefonema do Ministério da Economia desde sexta-feira”, disse o deputado em entrevista à Reuters nesta terça-feira (26).

“É, assim, algo incrível, é assustador, a palavra é essa: é assustador o silêncio do Ministério da Economia em relação a isso“, afirmou. “Eu digo mais, eu não acho que eles não estejam se comunicando por má fé, não. É porque nem eles sabem o que eles vão fazer. Acho que eles estão completamente perdidos. Estão tentando achar uma solução para o problema, é isso que está acontecendo”, concluiu.

Novas alternativas estão sendo propostas para o Auxílio Brasil

O parlamentar explicou ainda que diante de tal cenário é preciso criar estratégias para novos caminhos. Ele sugere a possibilidade de um programa social permanente com um orçamento mais reduzido para que posteriormente seja encontrada uma brecha fiscal que não viole a constituição.

“Provavelmente não, não posso afirmar com certeza, dependo das minhas próximas conversas com o Ministério da Cidadania e o Ministério da Economia“, disse, questionado se o parecer definirá um valor para o auxílio.

“Mas o que estou fazendo para me blindar: enquanto eu não sei números, vou ficar na discussão do mérito. E se até o dia de eu apresentar meu relatório o governo não vier com uma solução saudável orçamentária, ficarei tão somente com a discussão do mérito e deixo eles darem as respostas orçamentárias.”

 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.