Matrículas abertas para selecionados na CNH Social de Goiás

Nesta quarta-feira, 27, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), divulgou a lista dos candidatos selecionados no programa CNH Social. Esses jovens têm até o dia 10 de novembro para fazer a matrícula online e garantirem a vaga no programa social de formação de novos condutores.

Matrículas abertas para selecionados na CNH Social de Goiás
Matrículas abertas para selecionados na CNH Social de Goiás. (Imagem: FDR)

Também é preciso fazer a entrega presencial em um Vapt Vupt ou da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de toda a documentação comprobatória até o dia 25 de novembro. Ao todo são 5.010 futuros motoristas no Estado de Goiás por meio da CNH Social.

O programa permite a aquisição da primeira habilitação, inclusão ou alteração de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem nenhum custo. 

Na oportunidade, o governo estadual informou que os candidatos que não foram convocados na fase inicial devem aguardar pela segunda chamada, prevista para acontecer no dia 3 de dezembro. Se ainda assim houver a seleção, recomenda-se a inscrição nas próximas edições do programa. 

Enquanto isso, os selecionados na CNH Social de Goiás devem se atentar, pois após a entrega dos documentos, será preciso abrir o Registro Nacional de Habilitação (Renach).

Vale ressaltar que os selecionados não pagam a taxa de inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático, exame médico e psicológico. 

A gratuidade também se estende para os exames prático, médico e psicológico. Por meio da CNH Social são oferecidos o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes sem nenhum custo. 

Na oportunidade, a coordenação do programa explicou que o Detran-GO não tem a responsabilidade de enviar mensagens aos candidatos selecionados informando sobre os prazos e demandas de cada etapa da CNH Social. Esta é uma tarefa do próprio candidato que pode ser feita através da verificação da lista de seleção. 

Os futuros condutores que descumprirem os prazos ou deixarem de apresentar algum dos documentos solicitados devem estar cientes de que serão desclassificados do programa CNH Social de Goiás. Portanto, se atente aos prazos mencionados a seguir:

  • 10/11/21: Data de encerramento da matrícula on-line no site do Detran-GO
  • 25/11/21: Prazo final para entrega de documentação e abertura do Renach
  • 03/12/21: Divulgação da segunda chamada

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.