COVID-19: Florianópolis adere ao passaporte da vacina e lança novas regras

Florianópolis passa a exigir o passaporte da vacina contra a covid-19. Nessa semana, a prefeitura municipal informou que estará liberando a realização de eventos para mais de 500 pessoas. No entanto, só poderá participar quem comprovar ter sido imunizado com a dose única ou segunda dose.

O andamento da campanha de vacinação contra o novo coronavírus vem ajudando a flexibilizar as medidas de isolamento social. Em Florianópolis será permitida a realização de eventos como shows, feiras, congressos, jogos, entre outros, com mais de 500 pessoas desde que elas apresentem o chamado passaporte da vacina.

O que é o passaporte da vacina e como ele funciona?

O passaporte de vacinação nada mais é do que um comprovante para garantir que o cidadão foi imunizado. Por meio dele é possível circular em estabelecimentos privados e públicos garantindo a redução do contágio contra a covid-19.

Todos os eventos de grande porte serão obrigados a exigir o documento de vacinação a partir do dia 16 de novembro. Para os adultos, é obrigatória as duas dosagens. Já os adolescentes podem comparecer desde que tenha recebido a primeira imunização.

Para ter acesso ao passaporte da vacina basta se conectar ao aplicativo Conecte SUS ou entrar o cartão de vacinação quando comparecer ao estabelecimento. No caso dos medicamentos fabricados pela CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer, serão exigidas as duas doses nos adultos. Para o laboratório Janssen, vale a dose única.

Fiscalização reforçada

A prefeitura municipal informou ainda que haverá uma diretoria de vigilância responsável pela fiscalização. O estabelecimento que descumprir as medidas ficarão sujeitos a sanções como multas e o fechamento temporário a depender da situação.

Calendário de vacinação contra a covid-19 em Florianópolis

Atualmente a cidade vem realizando a aplicação das segundas doses (D2) em todas as pessoas que completaram o prazo das vacinas e doses de reforço em idosos que tomaram a vacina há cinco.

A campanha de vacinação vem sendo realizada das 7h30 às 18h30 no SEAD/Centro. Os pontos fixos ficam abertos entre as 9h até as 16h no Centro de Eventos da UFSC, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, no Antigo Aeroporto, no Estádio Orlando Scarpelli e no Floripa Shopping.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.