Atenção, pais! Pernambuco faz convocação para vacinação dos adolescentes

No Estado de Pernambuco (PE), os municípios da Região Metropolitana e do Agreste de Pernambuco avançam na vacinação contra a Covid-19. Nos últimos dias, pelo menos, cinco cidades têm se mobilizado na imunização de adolescentes entre 12 a 17 anos.

O interessante é que, na capital, Recife, a vacinação dos adolescentes acontecerá em um formato diferente das demais cidades brasileiras ao que se sabe até agora.

Isso porque, a administração municipal organizou uma equipe da Saúde para se dirigir até as escolas e vacinar os jovens pernambucanos matriculados.

É importante ressaltar que apenas os adolescentes matriculados nas escolas da rede pública serão atendidos por meio dessa iniciativa. Este grupo é composto por cerca de um milhão de jovens, mas até agora, menos da metade buscou a vacinação contra a Covid-19, o que motivou a tomada desta decisão.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), apenas 44,24% dos adolescentes receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A decisão de promover a vacinação nas escolas públicas contou com o apoio da Comissão Intergestora Bipartite, formada por gestores estaduais e municipais. 

Sendo assim, ficou definido que não somente o Recife, como vários outros municípios pernambucanos também serão contemplados por essa medida de acordo com o cronograma individual de cada uma delas.

Na oportunidade, a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, explicou que “historicamente, esse contingente é um dos mais difíceis de vacinar porque [os adolescentes] não procuram os serviços de saúde de maneira espontânea”.

Vale lembrar que apenas a vacina da Pfizer pode ser aplicada neste público, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em Recife, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a vacinação nas escolas ainda está na etapa de planejamento, por isso, nem mesmo a previsão de uma data para dar início à imunização foi mencionada.

A SES-PE deixou claro que, apesar de se tratar de uma iniciativa no âmbito estadual, as cidades pernambucanas têm total autonomia para estabelecer todas as regras de acordo com a demanda local.

Em Olinda, por exemplo, a vacinação de adolescentes nas escolas aconteceu ontem, 26, em um mutirão na Escola Claudino Leal. Enquanto em Jaboatão dos Guararapes, a iniciativa aconteceu na última segunda-feira, 25.

Nas cidades do Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe, na Região Metropolitana, a vacinação nas escolas também já começou. Em Cabo a imunização ocorre a partir desta quarta-feira, 27, e segue em um cronograma itinerante. 

Já em Caruaru, a imunização dos jovens matriculados na rede pública teve início no dia 5 deste mês. Até agora, 42 cidades já participaram da iniciativa, sendo 37 da rede municipal e cinco da rede privada. Um total de 1.500 doses já foram aplicadas.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.