Energia elétrica acumula alta de 25%: saiba como economizar na conta de luz

Em 2021, o preço da energia elétrica no Brasil já acumula uma alta de 24,97%, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O aumento está relacionado principalmente com a maior crise hídrica enfrentada pelo país em mais de 90 anos. Saiba mais.

O preço da energia faz parte do chamado grupo Habitação. Este grupo sofreu o maior impacto individual na prévia da inflação, de 0,19 ponto percentual, de acordo com o instituto.

Diante deste aumento, é importante economizar energia elétrica e pagar menos no fim do mês. Confira dicas especiais para isso:

  • Dê preferência a aparelhos eficientes

Sabe aquela impressão de que eletrodomésticos antigos são mais resistentes e duráveis? Isto até pode ser verdade, porém, eles acabam gastando muito mais energia que um novo.

Sendo assim, se possível, substitua os antigos por aparelhos novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Vá atrás de modelos e potências mais eficientes.

  • Nada de demorar no banho

Às vezes tudo que queremos ao chegar em casa é tomar um banho relaxante. Mas neste momento complicado, demorar no chuveiro não é bom nem para suas finanças e nem para o planeta. Sendo assim, tome banhos de no máximo 5 minutos e priorize o modo verão em dias mais quentes.

  • Tire o celular da tomada após o carregamento

Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Fazendo isso, você evita possíveis acidentes e economiza energia.

  • Use lâmpadas LED

Substitua as luzes de sua casa por lâmpadas LED. Este tipo de luz consome até 80% menos energia que as convencionais.

  • Passe roupa de uma única vez

Quando for passar roupa, reúna o maior número possível de peças. Utilize a temperatura indicada para cada tipo de tecido. As roupas mais leves passe com o ferro desligado.

  • Modo espera dos eletrônicos

Nunca deixe seus aparelhos ligados no “modo espera”. Se não estiver utilizando, não existe necessidade de deixá-los consumindo energia. Desligue da tomada quando não estiver em uso.

  • Dormir com a TV ligada

Evite dormir com a TV ligada. Este é um costume de muitas pessoas, mas é mais um gasto de luz. Utilize a função “timer” ou “sleep” para desligar a TV automaticamente.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.