Trabalhe no ENEM 2021! Reaberto o prazo para inscrição de certificador da prova

Com novo prazo as pessoas interessadas em serem certificadores do ENEM 2021 devem fazer a inscrição até amanhã, 26. O trabalho é remunerado, mas nem todo mundo pode se inscrever.

Trabalhe no ENEM 2021! Reaberto o prazo para inscrição de certificador da prova
Trabalhe no ENEM 2021! Reaberto o prazo para inscrição de certificador da prova (Imagem: FDR)

O INEP decidiu reabrir o prazo de inscrição para os certificadores do Exame Nacional do Ensino Médio, mas ele termina amanhã, 26.

Os certificadores são responsáveis pelos diversos processos de aplicação das provas, agindo como fiscais e aplicadores, por exemplo.

Para se inscrever basta acessar o site da Rede Nacional de Certificadores. Na inscrição é possível escolher até três cidades ou sub-regiões em que o certificador poderá atuar.

Quem pode se inscrever como certificador do ENEM 2021?

De modo geral, os certificadores não podem estar inscritos no exame, nem ter cônjuge ou parente até o 3º grau inscrito.

Também é necessário ter no mínimo ensino médio concluído e, além disso, devem se encaixar em um dos perfis abaixo:

  • Servidores públicos do Poder Executivo Federal
  • Docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais, efetivos e em exercício da docência em 2021

Para os professores, além da inscrição, é necessário preencher uma declaração de docência, documento que prova a atuação profissional. Nele deve constar as seguintes informações:

O nome, CPF, matrícula, cargo que ocupa, secretaria de Educação a que está vinculado, nome da escola em que trabalha, o turno de trabalho, o número de turmas e também a carga horária total de trabalho.

Nos dias 3 e 8 de novembro vai acontecer a capacitação dessas pessoas, realizada à distância e oferecido pelo INEP.

Apenas aquelas pessoas que obtiverem um desempenho igual ou superior a 70% serão consideradas aptas a serem certificadores.

Essas pessoas atuarão nos dias 21 e 28 de novembro, tanto no ENEM impresso quanto digital, e possivelmente serão as mesmas que trabalharão em janeiro na aplicação das provas para os demais inscritos.

Ao todo 3.389.907 estudantes farão as provas do ENEM 2021. Cada certificador recebe R$360,00 por dia de aplicação do exame.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.