Um mês para prova do Enem 2021! O que não esquecer de levar na prova?

Nos dias 21 e 28 de novembro os estudantes brasileiros farão as provas do ENEM 2021, pelo menos uma parte deles, já que serão dois grupos. As regras do exame serão válidas para todos, independentemente da data de provas.

Um mês para prova do Enem 2021! O que não esquecer de levar na prova?
Um mês para prova do Enem 2021! O que não esquecer de levar na prova? (Imagem: FDR)

Em novembro 3.109.762 estudantes farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio, em janeiro mais 280.145, além dos participantes do ENEM PPL; mesmo sendo realizado em datas diferentes as regras de participação serão as mesmas.

O que levar para o ENEM 2021?

A regra máster para os participantes do exame é o não compartilhamento de material ou alimentos entre os participantes.

Além disso, aparelhos eletrônicos também não podem ser usados ou pessoas usando Óculos, chapéu, viseiras e artigos semelhantes.

Por outro lado, abaixo você encontra o que você deve levar para os dias de aplicação de provas:

Documento de identificação com foto, essa é uma daquelas coisas que se o candidato esquecer não vai conseguir “dar um jeitinho”. No edital o INEP informa que são aceitos RG, passaporte, CNH, entre outros.

Comprovante de inscrição, anos atrás o documento era enviado pelos Correios, agora o estudante precisa acessá-lo pela Página do Participante.

É importante comparecer aos locais de prova com esse comprovante, pois, caso o estudante não encontre seu nome na sala ou outro problema aconteça, ele tem como comprovar sua inscrição.

Lanche, sim, ainda é permitido levar alimentos para as provas, até porque o estudante fica bastante tempo dentro da sala.

No entanto, eles devem leva-los em suas embalagens lacradas ou em recipientes transparentes.

Lembrando que é protocolo que os fiscais confiram todas as embalagens e que elas permaneçam todo o tempo em local visível.

Caneta esferográfica preta de material transparente, de preferência mais de uma. Afinal, ninguém quer ficar na mão durante a prova e os materiais não podem ser compartilhados. Por determinação do INEP, o candidato é eliminado se quebrar essa regra.

Máscara, ainda estamos na pandemia e o participante deve permanecer de máscara durante toda a prova, exceto nos momentos em que vai se alimentar.

Essas regras são válidas para quem vai fazer a prova impressa ou digital.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.