IPTU 2022 ficará mais caro para quem morar em bairros da periferia de SP

Em São Paulo, vereadores aprovam projeto de lei que torna as taxações do IPTU mais caras. Na última semana, foi validado um PL que permite mudanças na Planta Genérica de Valores do Município. Isso implica dizer que as taxações do Imposto Predial e Territorial Urbano ficarão ainda mais altas.

IPTU 2022 ficará mais caro para quem morar em bairros da periferia (Imagem: FDR)
IPTU 2022 ficará mais caro para quem morar em bairros da periferia (Imagem: FDR)

Em pleno período de crise econômica, os vereadores de São Paulo aprovaram uma lei que aumenta as cobranças de uma série de impostos municipais.

A população terá taxações mais caras no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e no Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza e Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

IPTU reajustado em São Paulo

De acordo com o texto do projeto, a população mais afetada é aquela que reside na Zona Fiscal 3 (os bairros mais afastados da região central), o que significa dizer que será justamente nas periferias, onde residem os mais pobres, que o IPTU ficará mais caro.

Uma casa com 80 metros quadrados terá o imposto reajustado em quase 89%, já aquelas residências horizontais entre 301 e 500 metros quadrados na região central só terá um aumento de 2,7% (e outras de medidas superiores terão até redução no imposto).

O texto foi validado por parte dos vereadores, mas será ainda encaminhado para uma segunda votação. Na primeira avaliação foi fortemente criticado pelas bancadas do PSOL, PT e Novo, por prejudicar ainda mais uma população que vem sentindo fortemente a atual crise econômica vivenciada no país.

Justificativa da prefeitura

De acordo com a gestão municipal, a mudança deve significar um aumento de 65% no IPTU dos contribuintes. No entanto, há uma previsão de adoção apenas a partir de 2024, uma vez em que o texto de consolidação propõe um reajuste limitado ao índice da inflação nos próximos dois anos.

É válido ressaltar que no último ano o IPTU não teve acréscimos, devido aos impactos do novo coronavírus. Porém, contabilizando os dois últimos anos foi possível ver o aumento de 3,5% em sua cobrança que permanece destinada aos proprietários de imóveis, ou seus locadores, que estejam registrados e regulamentados na prefeitura municipal.

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.