CadÚnico será única forma de entrar no Auxílio Brasil? Veja como funciona o sistema

Vinculação no novo projeto social do governo exige inscrição no Cadastro Único. A consolidação do Auxílio Brasil está cada vez mais próxima e com isso a população deve ficar atenta as formas de candidatura. Para ter acesso a mensalidade de R$ 400 é preciso se cadastrar na base de dados sociais do Ministério da Cidadania.

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CadÚnico será única forma de entrar no Auxílio Brasil? Veja como funciona o sistema (Imagem: FDR)
CadÚnico será única forma de entrar no Auxílio Brasil? Veja como funciona o sistema (Imagem: FDR)

Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro informou que deverá implementar o Auxílio Brasil. O programa está previsto para funcionar a partir de novembro e dezembro, o que significa que a triagem de seus segurados acontecerá ao longo das próximas semanas através do Cadastro Único.

Não estou no CadÚnico, o que fazer?

A primeira coisa que o cidadão deve fazer é se certificar se tem direito de se vincular na plataforma. Pelas normas do governo, ela está disponível para os seguintes grupos:

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  • Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo (R$ 550, em 2021) por pessoa;
  • Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 3.300);
  • Família com renda maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.

Se enquadrando nos requisitos acima, basta ir até um centro de assistência social da sua cidade e exibir a documentação necessária. No entanto, é válido ressaltar que o representante da família precisa ter ao menos 16 anos e exibir o CPF ou título de eleitor.

Além disso, é preciso entregar um dos seguintes documentos de todas as pessoas da família:

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • CPF;
  • Carteira de identidade (RG);
  • Certidão administrativa de nascimento do indígena (RANI);
  • Carteira de trabalho;
  • Título de eleitor

Uma vez em que fez a solicitação, basta aguardar a análise e aprovação do governo.

Como saber se meu cadastro foi aprovado?

É possível fazer consultas pela internet e telefone para acompanhar o andamento da solicitação, ela pode ser realizada nos seguintes canais de comunicação:

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Pelo site

  • Acesse o site Meu CadÚnico
  • Preencha o formulário com seu nome completo, data de nascimento, o nome da mãe e selecione o estado e município onde mora. Clique em “Emitir”.

Pelo aplicativo

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  • Baixe o aplicativo na loja do seu sistema operacional (Android ou iOS)
  • Abra o aplicativo e clique em entrar
  • Preencha o mesmo formulário do site: nome, data de nascimento, nome da mãe e lugar onde mora.

Pelo telefone

  • Ligue para 0800 707 2003
  • Selecione a opção 5
  • A ligação é gratuita, e o horário de atendimento é das 7h às 19h de segunda a sexta e 10h às 16h nos finais de semana e feriados.
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