Buser bate recorde de passageiros e se prepara para retomada do turismo

A Buser, empresa de viagens de ônibus, já começou a sentir os efeitos positivos da vacinação contra a covid-19. Agora vacinados e com a queda no número de casos, os brasileiros estão voltando a viajar. No feriado do dia 12 de outubro, a plataforma teve seu recorde de passageiros transportados.

Na realidade, a empresa teve dois recordes. O primeiro foi o de passageiros transportados em um único mês. Foram 460 mil em setembro, um crescimento de 580% em comparação com o mesmo período do ano passado, e de 40% na comparação com agosto de 2021.

Já o outro recorde foi batido no dia 8 de outubro, sexta-feira, início do feriado. Na data, foram 40 mil passageiros transportados. O recorde anterior aconteceu no feriado de 7 de setembro, quando 32 mil pessoas viajaram nos ônibus associados à plataforma da Buser em um único dia.

Ao considerar todos os dias do feriado do dia 12 de outubro, a empresa teve cerca de 150 mil embarques. A Buser informou que mais de 400 ônibus de empresas parceiras foram acionadas para dar conta da alta demanda.

A plataforma já se prepara para os outros feriados que estão por vir. É esperado que o número de viajantes aumente ainda mais durante o período de fim de ano.

Problemas com a fiscalização 

Mesmo com o sucesso da plataforma, a Buser segue tendo problemas com órgãos de fiscalização e processos judiciais. 

Um dos problemas recentes da empresa envolve a Prefeitura do Rio de Janeiro. A prefeitura interditou o terminal utilizado pela Buser para embarque e desembarque na cidade. Segundo as autoridades locais, a área, próxima ao antigo Hotel Glória, deveria ser utilizada somente para estacionamento, não para embarques e desembarques.

Este é só um dos problemas. A plataforma ainda enfrenta ações de fiscalização frequentes em rodovias de diversos estados que acabam em apreensão de ônibus. Grande parte dos processos judiciais movidos na justiça contra a startup vem de organizações que representam empresas de transporte.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.