Quem são as mulheres beneficiadas com distribuição gratuita de absorventes no RJ

Nesta quarta-feira (13), o prefeito do Rio de Janeiro anunciou que até o final deste mês serão distribuídos absorventes de forma gratuita na cidade. Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro vetou uma lei de distribuição gratuita para mulheres de baixa renda.

A iniciativa é do programa “Live para Estudar”, e tem o objetivo de atender mais de 100 mil estudantes da rede municipal do Fundamental II. Por meio dele, serão distribuídas 8 milhões de unidades do item de higiene pessoal.

O secretário da Educação, Renan Ferreirinha, em entrevista à CNN disse que o programa quer distribuir o item em massa para todas as escolas municipais.

Neste momento, a Prefeitura está realizando algumas ações na questão logística para a distribuição de absorventes e alguns polos educacionais já estão recebendo os seus.

O programa tem um investimento de R$ 14 milhões anuais, além de contar com o  apoio de coletivos como o Girl Up e Nós por Elas, e de órgãos como o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e a Ordem de Advogados do Brasil para realizar a compra dos absorventes.

O prefeito Eduardo Paes informou que o projeto está em andamento, além de reforçar que não teria tempo para realizar a compra em curto prazo, depois do anúncio feito pelo governo federal.

Paes ainda mostrou sua indignação por conta do governo federal não ter implantado o programa.

“Eu fiquei muito impressionado com a não disposição do Governo Federal de implantar esse programa a nível nacional. E o secretário Ferreirinha já vinha implantando isso aqui, então eu pedi que a gente avançasse nisso o mais rápido possível. Graças a Deus a compra já tinha sido feita”, disse.

Outra medida

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) também vai distribuir os itens de higiene às famílias de baixa renda, de forma gratuita.

Segundo o reitor Ricardo Lodi, da Uerj, esses kits serão distribuídos por meio da Pró-reitoria de Assistência e Políticas Estudantis, com a ajuda das unidades acadêmicas, incluindo a educação básica, graduação e pós-graduação.

“A Uerj vem desenvolvendo ações específicas para a solução de problemas que contribuam para o bem-estar da coletividade e para o desenvolvimento econômico social”, afirmou o reitor.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!