Pais são obrigados a enviar filhos para escolas em São Paulo e Rio de Janeiro?

A partir da próxima segunda-feira, 18, as escolas em São Paulo e Rio de Janeiro retomarão duas atividades totalmente presenciais. No entanto, os procedimentos adotados serão diferentes nos estados.

A próxima semana marca o início de mais uma etapa para os estudantes dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, a ocupação total das escolas. Até então os dois estados adotavam o ensino hibrido, com aulas presenciais e virtuais.

Agora, as escolas de São Paulo e Rio de Janeiro poderão receber todos os estudantes e o envio dos alunos para a escola não é mais facultativo.

Com isso, apenas quem tem recomendação médica ou faz parte dos grupos de risco poderá permanecer com o ensino remoto.

Escolas em São Paulo e Rio de Janeiro recebem 100% dos alunos

Os dois estados vão receber os estudantes, mas com algumas medidas diferentes, por exemplo, em São Paulo todos os estudantes poderão frequentar as escolas a partir do dia 18; por outro lado, no Rio de Janeiro vai ser adotado um cronograma de duas etapas, veja:

No dia 18:

  • Pré-escola(4/5 anos);
  •  anos do ensino fundamental;
  • Programa carioca 2, de aceleração de ensino, que beneficia em torno de mil crianças e adolescentes.

No dia 25:

  • Creches;
  •  anos do ensino fundamental;
  • Alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos);
  • Classes especiais.

Além disso, em São Paulo o distanciamento de 1 metro deve ser respeitado, o que vai fazer com que nem todas as escolas retomem suas atividades totalmente nesse momento. Enquanto que no Rio não haverá mais o distanciamento entre as cadeiras.

Por outro lado, nos dois estados as medidas de biossegurança devem continuar a ser respeitadas, como uso de máscara, inclusive, em algumas cidades, como é o caso da capital do RJ houve distribuição de máscaras.

“Nós distribuímos máscaras para todos os nossos profissionais de educação, máscaras PFF2”, afirmou o secretário municipal de educação, Renan Ferreirinha.

Outra preocupação em comum nos dois estados é quanto a vacinação dos profissionais da educação, em ambos a autorização para o retorno total das atividades só aconteceu após a aplicação das doses.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.