Rio de Janeiro confirma volta as aulas presenciais para este mês; veja previsão

Prefeitura do Rio de Janeiro liberou a volta as aulas presenciais a partir da próxima semana. Escolas públicas e particulares poderão receber todos os estudantes desde que continuem seguindo os protocolos.

Na última semana o secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha, confirmou que as aulas totalmente presenciais estão autorizadas no município do Rio de Janeiro a partir da próxima segunda-feira, 18.

Volta as aulas no Rio de Janeiro

A volta as aulas vai acontecer de forma gradual, assim, na segunda-feira (18) os estudantes da pré-escola, 1º, 2º, 5º e 9º anos e Carioca II retornam.

Enquanto que os alunos da creche, 3º, 4º, 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental, além dos alunos do EJA (Educação de jovens e adultos) e classes especiais voltam totalmente para as salas de aula a partir de 25 de outubro.

Escolas estaduais, municipais e particulares poderão retomar suas atividades. Mas terão que continuar com todos os protocolos de biossegurança que vinham sendo utilizados desde o início do ensino hibrido.

“Para uma volta segura às escolas, está mantido o uso obrigatório de máscaras de proteção e a maior ventilação possível nos ambientes. As salas de aula poderão retornar às suas configurações iniciais, recuperando a capacidade de estudantes que acolhia no período anterior à pandemia. Casos de evasão escolar devem ser apurados por busca ativa dos alunos, atraindo-os novamente à rotina de estudos“, informou a Secretaria de Saúde por meio de nota.

O avanço e a boa adesão à campanha de vacinação possibilitaram que esse retorno acontecesse em sua totalidade. Além disso, a preocupação da secretaria de educação, prefeitura e entidades é com as perdas que os estudantes estão sofrendo.

Dados mostram que a evasão escolar aumentou, que muitos estudantes tiveram dificuldades de acesso à internet ou não se dedicaram aos estudos.

Os alunos da Educação Infantil já foram muito prejudicados, em função do longo período em que as escolas permaneceram fechadas. Além disso, a interação é um dos pilares da Educação Infantil, essencial para o desenvolvimento completo das crianças”, comenta Frederico Venturini, vice-presidente da associação.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.