Veículos novos e seminovos têm alteração de valor com impacto direto no IPVA 2022

Os constantes aumentos no preço dos combustíveis causam dor de cabeça para os motoristas, situação que não deve melhorar no próximo ano. Uma vez que, além da gasolina, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) deve ficar mais caro em 2022. 

Veículos novos e seminovos têm alteração de valor com impacto direto no IPVA 2022
Veículos novos e seminovos têm alteração de valor com impacto direto no IPVA 2022 (Imagem: Ingo Joseph/Pexels)

A expectativa leva em consideração a valorização de 12,5% dos carros usados nos últimos 12 meses finalizados em agosto, segundo os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

A movimentação causada pelo baixo estoque de insumos para a produção de novos carros, deve impactar diretamente no bolso dos donos de veículos.

Em São Paulo, a alíquota do IPVA corresponde a 4% do valor venal dos veículos movidos a gasolina e os que possuem motor flex (bicombustível). Já os carros que são movidos somente por álcool, eletricidade ou gás, mesmo que combinados entre si, a alíquota é de 3%.

De acordo com a Secretaria de Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, ainda não é possível assegurar que o IPVA de 2022 ficará mais caro.

“A tabela de valores venais deverá ser finalizada em novembro e publicada em dezembro de 2021. Portanto, não há informações sobre alta ou baixa de valores de veículos”, disse a secretária.

Com base na tabela Fipe, que é usada como referência no setor automotivo, mas que não é usada nos cálculos do estado de São Paulo, um automóvel Chevrolet Onix Joy 1.0 8V Flex fabricado em 2019, o mais comercializado dos últimos anos, ficou 34,4% mais caro nos últimos 12 meses, indo de R$ 36.231 para R$ R$ 48.692.

Segundo a tabela de preços venais de São Paulo utilizada para calcular o IPVA 2021, o mesmo modelo de veículo custava R$ 39.838 no fim de 2020, resultado em um imposto no valor de R$ 1.593,52 aos donos do modelo.

Caso a valorização do governo siga a verificada pela Fipe para este modelo, o veículo passa a ter uma cotação venal de R$ 53.538, resultando em um imposto  de R$ 2.141,53, valor quase R$ 550 maior.

Este possível aumento nos valores do IPVA, quebrará a sequência de períodos de queda no valor do tributo.

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Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.