Licenciamento de veículos no MS será exigido para placas final 0 em outubro

Outubro é o último mês para o pagamento do licenciamento de veículos no Mato Grosso do Sul. Neste mês, é a vez dos motoristas de veículos com placa final 0 que devem efetuar o pagamento até o próximo dia 31. O calendário de pagamentos se iniciou em maio, com veículos de placa 1 e 2.

Licenciamento de veículos no MS será exigido para placas final 0 em outubro
Licenciamento de veículos no MS será exigido para placas final 0 em outubro (Imagem: Divulgação/Detran-MS)

Como obter o boleto de pagamento 

Quem utilizar o computador, deve acessar o site do Detran-MS e informar a placa do veículo a ser quitado o débito e o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores).

Já quem preferir utilizar o celular, deve baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e realizar o login através do portal gov.br. Na sequência, baixe o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento Anual).

Após isso, clique em veículos, insira o número do Renavam e o número de segurança do CRV e clique em incluir. O licenciamento é um procedimento que deve ser feito todos os anos e através dele, o motorista obtém a permissão para circular em vias públicas.

O licenciamento revela que o dono do veículo cumpriu com todas suas obrigações quitando o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), as possíveis multas e o Seguro Obrigatório.

Licenciamento

Além do IPVA, outra taxa que deve ser paga pelos proprietários de veículos é o Licenciamento.

O licenciamento também deve ser realizado todos os anos e é ele quem dá o aval para o veículo circular nas ruas. Garantindo que o automóvel encontra-se em conformidade com as normas de segurança e ambiental para o setor automotivo.

Quem determina os calendários, os procedimentos de pagamento e o valor do tributo também são os estados. Geralmente, o pagamento é organizado em forma de rodízio através de boleto na rede bancária, podendo também ser pago de forma antecipada, junto com o pagamento do IPVA.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.