O que explica o menor número de inscritos no vestibular da Fuvest 2022 em 20 anos?

Seguindo os passos do ENEM, o vestibular da Fuvest 2022 surpreendeu com o menor número de inscritos das últimas 2 décadas. A instituição até prorrogou o prazo de inscrição, mas o número não aumentou tanto.

Após anos de aumento no número de inscritos, o vestibular Fuvest 2022, que seleciona estudantes para a USP, apresentou uma queda tão grande de candidatos que surpreendeu a todos.

110.383 vestibulandos farão as provas para ingresso na instituição no próximo ano, o número é o menor dos últimos 20 anos.

Vale lembrar que esse número considera candidatos e treineiros, o que pode ser ainda pior, já que os treineiros não podem concorrer às vagas da instituição.

Por que o vestibular Fuvest 2022 teve poucos inscritos?

O principal fator é a crise econômica que o Brasil vem passando desde o início da pandemia, o que fez com que o país registrasse nesse ano um número recorde de pessoas em extrema pobreza.

Pode parecer estranho pensar que a economia influência na participação dos brasileiros nos vestibulares e até mesmo no ENEM, mas esse é um fato central que puxa outros motivos.

Por exemplo, a crise econômica fez com que a evasão escolar fosse maior durante a pandemia.

Pois, muitos estudantes tiveram que escolher entre estudar e trabalhar, principalmente pela dificuldade de acesso à internet.

Com mais alunos deixando as salas de aula para trabalhar, menos pessoas se veem preparadas para enfrentar seleções como o Vestibular Fuvest 2022.

Outro ponto também é o crescimento do desemprego que leva o jovem a se questionar se passar mais alguns anos dentro da sala de aula, no ensino superior, vai garantir de fato a ele um emprego no futuro.

Fuvest 2022

Do número total de inscritos, 9.357 são treineiros, ou seja, aquele candidato que faz a prova apenas para adquirir conhecimentos e não pode concorrer às vagas.

Com isso, restam 101.026 candidatos na disputa por 8.211 vagas da USP. Sendo 4.954 oportunidades na Ampla Concorrência, 2.169 egressos de escolas públicas (modalidade EP) e 1.088 para pretos, pardos e indígenas oriundos de escolas públicas – (EP/PPI).

Vale lembrar que a seleção para ingresso na USP é uma das mais concorridas do país.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.