CAIXA, Itaú, BB, Bradesco e Santander funcionam na segunda (11) e terça (12)?

Na próxima terça, 12, é comemorado o feriado de Nossa Senhora Aparecida e também o Dia das Crianças. Com isso, as agências bancárias de todo o país não prestarão atendimento aos clientes, permanecendo fechadas, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

CAIXA, Itaú, BB, Bradesco e Santander funcionam na segunda (11) e terça (12)?
CAIXA, Itaú, BB, Bradesco e Santander funcionam na segunda (11) e terça (12)? (Imagem: Montagem Andrei Morais / Estadão Conteúdo / Shutterstock)

Mesmo em cidades que anteciparam o feriado para outra data, em decorrência da pandemia do coronavírus, não haverá atendimento. Na véspera do feriado, segunda dia 11, o atendimento será normal. 

Contas e boletos 

Quem possui contas de consumo, como água, luz e telefone, por exemplo, e carnês com data de vencimento para o dia 12, podem pagá-los no dia 13, quarta, sem nenhum acréscimo.

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, disse a Febraban.

No caso de boletos de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, eles podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

“Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking”, explica a Federação.

Dia das Crianças

Em nosso país,  a data surgiu por força de lei. Ela foi estabelecida em 1924, a partir de uma proposta do deputado Galdino do Valle Filho, e oficializada pelo então presidente Arthur Bernardes, que comandou o Brasil entre 1922 e 1926. Por cerca de quatro décadas, porem, a data passou meio apagada, como tantas outras comemorações propostas pelo Legislativo.

Este cenário só mudou a partir de 1960, quando a empresa Johnson&Johnson e a fábrica de brinquedos Estrela se juntaram para lançar a promoção “Semana do Bebê Robusto”, aproveitando a comemoração já existente para estimular a venda de produtos para crianças.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.