Auxílio alimentação e Renda Cidadã são criados para auxiliar mais pobres no Amapá

Pontos-chave
  • Governo do Amapá promove políticas públicas para amparar vítimas da pandemia;
  • Auxílio alimentação é pago pela capital amapaense a estudantes da rede pública de ensino;
  • Renda Cidadã pago em parcela única continua sendo liberado.

Diante da precariedade em que muitos cidadãos brasileiros se encontram, especialmente após a chegada da pandemia da Covid-19, alguns governos têm se mobilizado para implementar medidas auxiliares a caráter emergencial. É o caso do Governo do Amapá que criou o Auxílio Alimentação e o Renda Cidadã.

Auxílio alimentação e Renda Cidadã são criados para auxiliar mais pobres no Amapá
Auxílio alimentação e Renda Cidadã são criados para auxiliar mais pobres no Amapá. (Imagens: Governo do Amapá)

Ambos os programas têm o propósito de amenizar os efeitos da crise sanitária sobre a população em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Mas assim como em qualquer programa ou benefício social, seja no âmbito federal, estadual ou municipal, é preciso cumprir uma série de critérios. Veja os detalhes sobre cada um dos programas a seguir.

Auxílio Alimentação

O Auxílio Alimentação ou Cartão Merenda como também é chamado, tem sido chamado, foi lançado no final do mês de agosto com o objetivo de assegurar a aquisição de alimentos para 34 mil alunos da rede municipal de ensino.

O Auxílio Alimentação de Macapá pagará quatro parcelas de R$ 100. A primeira parcela foi liberada em agosto, o que quer dizer que a oferta terminará em novembro.

Quer dizer que as famílias dos estudantes beneficiados já podem movimentar a quantia. Mas é importante ressaltar que mesmo diante da oferta deste benefício, os alunos que frequentam as aulas presenciais ou híbridas também serão alimentados nas escolas. 

Na oportunidade, o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, ressaltou que o objetivo do Auxílio Alimentação é assegurar que os alunos também tenham uma alimentação adequada dentro de casa, especialmente em virtude do ensino remoto que foi implementado em virtude da economia, aumentando o consumo residencial. 

Vale ressaltar que se um pai ou responsável tiver mais de um filho estudando na mesma escola, ele pode obter o benefício acumulado no mesmo instante. Além da possibilidade de acumular o benefício com base na quantidade de filhos, o mesmo método também é autorizado se o saldo referente a determinado mês não for utilizado. Desta forma ele será somado ao próximo mês e assim por diante. 

Renda Cidadã

O Renda Cidadã é um benefício criado pelo Governo do Amapá que já chegou a 16 cidades do estado. De acordo com o último levantamento, mais de 9.481 cartões já foram distribuídos à população elegível ao programa. 

Criado com o intuito de combater os impactos da pandemia da Covid-19, o benefício foi pago em uma parcela única no valor de R$ 300 para as famílias em situação de vulnerabilidade social. O Renda Cidadã é voltado aos cidadãos amapaenses que se enquadrem nos seguintes requisitos:

  • Ter sido beneficiário do programa Renda Cidadã Emergencial de 2020; 
  • Ser artista com inscrição nos editais da lei Aldir Blanc publicados pela Secretaria de Cultura de 2020, mas que ainda não foi selecionado; 
  • Atuar como guia turístico no estado, com a devida regularização junto ao Ministério de turismo.
Auxílio alimentação e Renda Cidadã são criados para auxiliar mais pobres no Amapá
Renda Cidadã cria calendário para Auxílio alimentação e Renda Cidadã são Auxílio alimentação e Renda Cidadã são criados para auxiliar mais pobres no Amapá. (Imagem: Pronatec)

A entrega dos cartões do Renda Cidadã começou no dia 8 de setembro e seguirá até o dia 30 de outubro até que todas as 16 cidades amapaenses sejam atendidas. Veja a relação de cidades que restam para concluir o cronograma:

  • Serra do Navio, em 14 de outubro: Superfácil Serra do Navio;
  • Pedra Branca do Amapari, em 15 de outubro: Superfácil Pedra Branca;
  • Calçoene, em 19 de outubro: Superfácil Calçoene;
  • Amapá, em 20 de outubro: Escola Estadual Vidal de Negreiros;
  • Tartarugalzinho, em 21 de outubro: Superfácil Tartarugalzinho;
  • Pracuúba, em 22 de outubro: Escola Estadual Pedro Maciel Filho.

Na oportunidade, a chefe da Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims), Albanize Colares, ressaltou a relevância do programa para a população, ainda que se trata de uma parcela única.

“Nossos esforços se concentram em garantir direitos e preservar a dignidade, a saúde e a vida dos amapaenses impactados pela pandemia”, declarou.

Caso alguém tenha o interesse de consultar a situação e possível elegibilidade ao Renda Cidadã, basta acessar o site: www.rendacidada.ap.gov.br. A consulta requer a concessão do número do CPF e a data de nascimento.

Se o nome do cidadão estiver na lista, basta conferir também o local de retirada e se dirigir até o endereço em posse do documento de identidade oficial com foto das 08h às 14h.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.