Pensando em viajar? Salvador e Florianópolis vão exigir comprovante de vacinação

O comprovante de vacinação ganhou popularidade em diversas capitais brasileiras e agora é uma exigência nos locais fechados e aeroportos. Com isso, capitais como Salvador e Florianópolis passaram a exigir o documento.

Pensando em viajar? Salvador e Florianópolis vão exigir comprovante de vacinação
Pensando em viajar? Salvador e Florianópolis vão exigir comprovante de vacinação (Imagem: Olhar Digital)

A vacinação contra a Covid-19 tem permitido o retorno das viagens. Porém, para isso é preciso comprovar a sequência vacinal ou, pelo menos, a primeira dose. Sendo assim, as pessoas que estão planejando viajar para Salvador ou Florianópolis precisam apresentar o comprovante de vacinação.

Com a aplicação da vacina contra a Covid-19 avançada e contemplado todas as idades os bares, hotéis e eventos estão exigindo o comprovante de vacinação. Outras atividades que promovam grandes concentrações de pessoas também estão cobrando o documento para a entrada.

Os moradores de Salvador que já completaram a sequência vacinal contra a Covid-19 podem obter agora a Carteira de Vacinação Digital (CVD). O documento é gratuito e é emitido pelo site www.cvd.saude.salvador.ba.gov.br.

O cartão serve para os moradores comprovarem, a depender das exigências, a vacinação contra a Covid-19. De acordo com o prefeito de Salvador, Bruno Reis, o documento poderá ser usado até para viagens internacionais.

A carteira digital informa datas das aplicações das vacinas, fabricantes e respectivos lotes. O documento possui um QR Code, além de um código alfanumérico, e pode ser impressa. Ao acessar o site é necessário fazer o login com mesma credencial do Aplicativo do Vida + Cidadão ou criar uma nova conta .

No último caso, será preciso confirmar dados pessoais como nome da mãe, ano de nascimento, município de nascença e dígitos do CPF. Para os turistas, será exigido o comprovante de vacinação disponível no Conecte SUS.

Baixar o comprovante de vacinação

O comprovante é disponibilizado no site e aplicativo Conecte SUS, mas pode ser baixado no formato PDF, sendo que todos têm validade de 12 meses. Veja abaixo o passo a passo de como emitir o documento:

  • No site ou no aplicativo, clique na aba “vacinas”;
  • Depois, clique no box que contém as informações da dose (fabricante, lote, local e data das aplicações das doses);
  • Em seguida, clique em “Passaporte da vacina” (essa opção só aparece para quem completou o esquema vacinal).

Para acessar o app ou o site, é preciso ter uma conta no sistema do Governo Federal, que pode ser realizada com CPF e um e-mail pelo endereço Cadastro Acesso Gov.br ou diretamente no aplicativo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.