Lula disse que ‘Bolsa Família é esmola’? Vídeo polêmico circula nas redes sociais

Um vídeo, no qual o ex-presidente Lula (PT) chama o Bolsa Família de esmola está circulando nas redes sociais. Para piorar, na gravação o mesmo fala que o programa tem deixado às pessoas preguiçosas. Com isso, está afetando a imagem do criador do programa e candidato a eleição de 2022.

Bolsa Família lula
Lula disse que ‘Bolsa Família é esmola’? Vídeo polêmico circula nas redes sociais (Imagem: arquivo/rede PT)

As campanhas eleitorais para 2022 ainda não iniciaram, mas a disputa já segue acirrada entre os principais candidatos, Lula (PT) e Bolsonaro (sem partido).

Diante disso, nas última semanas um vídeo antigo do ex-presidente está circulando nas redes sociais e deixando uma mancha em sua imagem.

Na gravação, Lula fala que o Bolsa Família é uma esmola para os mais pobres. Além disso, diz que o programa tem como objetivo deixar os beneficiados mais preguiçosos, já que quem recebe não quer mais trabalhar.

Em outra parte do vídeo, o candidato a reeleição fala parte dos eleitores pensam com o estômago e não com a cabeça, já que estão em situação de vulnerabilidade social. O vídeo está circulando no Facebook e passou por análise da Lupa para confirmar sua veracidade.

De acordo com a Lupa, o vídeo que circula nas redes sociais é falso e foi editado. A gravação faz parte de um pronunciamento do ex-presidente na cerimônia de formatura de turmas do Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional para o Bolsa Família de Belo Horizonte (Planseq-BH), em 31 de julho de 2009.

Na ocasião, Lula reproduziu as críticas recebidas pelo programa e, portanto, a fala foi retirada de contexto. O público que estava presente na cerimônia era de pessoas que receberam o benefício, mas deixaram o programa após conseguir um emprego através do Planseq. Veja o discurso:

“Alguns dizem assim: “O Bolsa Família é uma esmola. O Bolsa Família é assistencialismo. O Bolsa Família é demagogia”. E vai por aí afora. Tem gente tão imbecil, tão ignorante que ainda fala: “O Bolsa Família é para deixar as pessoas preguiçosas porque quem recebe Bolsa Família não quer mais trabalhar””.

No vídeo que circula nas redes sociais, as referências ao que outras pessoas dizem foram removidas, para que as frases parecessem a opinião do próprio Lula. De acordo com a Lupa não foi possível encontrar o vídeo na íntegra, mas no youtube há uma versão um pouco mais longa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.