Guedes deverá depor na CPI da COVID-19 sobre auxílio financeiro às vítimas

Em clima de instabilidade política, o ministro da economia, Paulo Guedes, deve ser interrogado na CPI da covid para prestar justificativas sobre o auxílio financeiro concedido para os órfãos da pandemia. Com o andamento das investigações sobre a atuação do governo federal, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) convocou o gestor prestar depoimento.

Guedes deverá depor na CPI da COVID-19 sobre auxílio financeiro às vítimas
Guedes deverá depor na CPI da COVID-19 sobre auxílio financeiro às vítimas (Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil)

A CPI da covid vem movimentando as instâncias políticas do país. Sob possíveis fraudes na aquisição das vacinas e afirmações de desvio da verba pública, o ministro da economia, Paulo Guedes, deve ser convocado para falar sobre o auxílio financeiro que seria liberado para os órgãos da pandemia,

“Qual foi o papel do ministério da Economia? O ministro Paulo Guedes defendeu tratamento precoce, teve exposição e falas em reuniões ministeriais, dificultou a retomada do auxílio emergencial, quando o fez pagando R$ 250. Hoje o bujão de gás custa R$ 140. O Brasil foi devolvido à fome”, afirmou Renan Calheiros.

Prestação de contas do auxílio financeiro

Em seu pronunciamento, o Senador ressaltou a falta de participação da equipe econômica para apresentar medidas efetivas que minimizassem os impactos do novo coronavírus.

Renan questionou a eficácia do auxílio emergencial e deixou claro que o governo federal não cumpriu com sua obrigação de fornecer assistência às vítimas e suas famílias.

“Vamos responsabilizar também o Estado. Dentro da responsabilidade fiscal, vamos criar uma pensão para os órfãos. E vamos incluir a Covid-19, na perícia, entre as doenças que garantem a aposentadoria por invalidez”, disse.

Na sessão dessa quarta-feira, Renan avaliou a possibilidade de liberação de um auxílio financeiro no valor de um salário mínimo. A proposta precisará ainda ser debatida entre os parlamentares antes de ir para votação e validação.

“Vamos propor criar uma pensão especial de um salário mínimo para órfãos cuja renda familiar não permita sobrevivência até completar 21 anos. E incluir a Covid entre as doenças que podem ensejar, com perícia, a aposentadoria por invalidez. Vamos trazer essa proposta para discussão desse colegiado”, afirmou.

É válido ressaltar que os governos estaduais, especificamente no Nordeste, passaram a pagar auxílios para quem perdeu familiar por covid-19. O governo federal, no entanto, não se pronunciou sobre.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.