Água Pará vai beneficiar 235 mil famílias com redução no valor da conta de água

Moradores do Pará terão descontos em suas contas de água. Na última quinta-feira (30), o governo estadual informou que estará implementando o programa Água Pará. Ele terá como objetivo reduzir as mensalidades para o consumo da população mais vulnerável. A previsão é de que mais de 235 mil famílias sejam contempladas.

Água Pará vai beneficiar 235 mil famílias com redução no valor da conta de água (Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Água Pará vai beneficiar 235 mil famílias com redução no valor da conta de água (Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Diante do atual cenário de crise econômica, tem sido cada vez mais difícil para os brasileiros de baixa renda manter suas contas. Atentos a essa questão, o governo do Pará lançou um novo projeto social reduzindo as taxações nas tarifas de consumo de água.

Detalhes sobre o Água Pará

O programa é fruto do governo estadual e já foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Por meio dele, o cidadão vinculado ao Cadastro Único que comprovar a situação de vulnerabilidade terá desconto nas contas de luz.

A depender da fonte de renda do cidadão, será possível ter o valor totalmente sanado pelo projeto. Para fazer a contabilidade a gestão estadual realizará um cruzamento de dados para com a distribuidora.

Vale Gás entra em funcionamento

Além dos descontos nas contas de água, a população terá ainda uma nova ajuda de custo para a aquisição do botijão de gás doméstico com 13 quilos. Para ser beneficiário também é preciso estar no CadÚnico, havendo a possibilidade de contemplação com ambos os abonos.

“Estamos iniciando mais uma ação assertiva do nosso governador, com o intuito de mitigar o peso dos resultados negativos da pandemia. O auxílio Vale Gás atenderá aquelas famílias que são consideradas pelo Cadastro Único de extrema pobreza, o que soma cerca de 100 mil família1s em todo o Estado, totalizando um investimento do governo estadual de cerca de R$ 11 milhões. Diminuindo as despesas das famílias, a nossa expectativa é que essa população possa se dedicar a custear outras necessidades, garantindo um pouco mais de tranquilidade ao nosso povo e assistência aos mais vulneráveis“, reforçou o titular da Seaster, Inocencio Gasparim.

Para mais informações sobre os abonos sociais estaduais, acompanhe nossa página exclusiva de benefícios.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.