5 Passos para começar a investir nas plataformas do Nubank ou Banco Inter

Pontos-chave
  • As duas plataformas oferecem variadas opções de investimentos;
  • Os clientes podem descobrir o próprio perfil de investidor;
  • As aplicações podem ser feitas de forma totalmente digital.

Por meio de bancos digitais, os clientes podem ter acesso a diversas funcionalidades. Entre os recursos oferecidos, estão os investimentos. Entenda 5 passos para começar a investir nas plataformas do Nubank ou Banco Inter, dois dos principais bancos digitais do país.

5 Passos para começar a investir nas plataformas do Nubank ou Banco Inter
5 Passos para começar a investir nas plataformas do Nubank ou Banco Inter (Imagem: Divulgação/Banco Inter)

5 passos para começar a investir nas plataformas do Nubank ou Banco Inter

Ao acessar as contas digitais do Nubank ou Banco Inter, os clientes terão acesso à seção de investimentos. As duas plataformas contam com algumas opções de aplicações, que podem ser escolhidas conforme o interesse dos usuários. Para facilitar este processo, veja algumas recomendações para realizar investimentos.

1. Estabeleça metas

Antes de começar a investir, o usuário deve entender quais são seus objetivos financeiros. Ao ter conhecimento da situação atual, a pessoa terá mais facilidade de saber o que pretende alcançar e quanto poderá investir.

Nesse sentido, também é importante ter uma ideia de quanto deseja ter de retorno — e em quanto tempo. Com essas informações em mente, será possível escolher as aplicações mais alinhadas com as características individuais.

2. Estenda as características dos bancos digitais

Outro ponto importante a se considerar é descobrir quais são os investimentos oferecidos por cada banco digital. No aplicativo do Banco Inter, será possível encontrar diversas aplicações em renda fixa e renda variável.

Já no caso do aplicativo do Nubank, há um número mais limitado de investimentos. Sendo assim, a pessoa deve ver se as opções oferecidas por essa fintech atendem às necessidades individuais.

De qualquer modo, caso ainda prefira, o Nubank possui uma plataforma totalmente focada em investimentos, e com mais opções de aplicações: o Nu Invest. Se o usuário considerar esta opção, será preciso fazer um cadastro à parte nessa plataforma.

Além disso, vale conferir quais são possíveis as tarifas cobradas. Em cada fintech, pode haver diferença. As cobranças podem mudar ao longo do tempo, o que aumenta a importância de verificar regularmente este aspecto.

Ao ter ideia destas taxas, será possível ter uma visão dos rendimentos a serem obtidos.

Vale destacar que, além dessas duas opções de instituições, os interessados ainda podem verificar outros bancos digitais — ou corretoras — que oferecem investimentos.

3. Abra uma conta

Para quem ainda não é cliente do Nubank ou Banco Inter, será preciso se cadastrar em um destes bancos digitais. De modo geral, a aprovação depende de uma análise interna da respectiva instituição.

Em caso de aprovação, a pessoa poderá ter acesso às aplicações e mais funcionalidades oferecidas. Para isso, basta clicar na aba de investimentos do banco digital.

4. Descubra seu perfil de investidor

Ao acessar a opção de investimentos, os dois bancos digitais oferecem recursos para que o usuário descubra seu perfil de investidor. Assim, haverá a possibilidade de entender quais são as aplicações mais indicadas para o seu estilo — conservador, moderado ou agressivo.

O perfil conservador, por exemplo, se refere a quem tem aversão ao risco e opta por investimentos mais seguros. No caso do perfil agressivo, vale para quem busca rendimentos maiores — e está disposto a correr mais riscos para chegar a este objetivo. Já o perfil moderado é o meio termo entre os extremos.

Os interessados em investir devem analisar os objetivos pessoais antes de aplicar
Os interessados em investir devem analisar os objetivos pessoais antes de aplicar (Imagem: Divulgação/Nubank)

5. Realize o investimento e acompanhe os rendimentos

Após decidir o investimento ideal, o passo seguinte é realizar a aplicação. O valor mínimo exigido pode variar conforme o investimento. No aplicativo do Nubank, por exemplo, é possível investir a partir de R$ 1.

Dependendo da aplicação escolhida, o rendimento pode variar ao longo dos dias. Por conta disso, também é recomendável que o cliente acompanhe constantemente a situação das aplicações.

Para aumentar as chances de retorno, ainda há a possibilidade de adicionar mais dinheiro, no respectivo investimento, ao longo do tempo.

Já para o resgate do investimento, algumas aplicações permitem o recolhimento em qualquer dia (liquidez diária). Ainda há outras que permitem o resgate — com a rentabilidade indicada inicialmente — na data final (liquidez no vencimento estabelecido).

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do FDR produzindo conteúdo sobre economia.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA