Está cadastrado no CadÚnico? Você pode ter acesso a descontos no gás de cozinha

Governo cria novo projeto para auxiliar na aquisição do botijão de gás. Nessa semana, a Câmara dos Deputados recebeu o texto do PL 1374/21 que tem como finalidade criar uma espécie de desconto gás para a população de baixa renda. Para ter acesso, no entanto, é preciso estar vinculado ao Cadastro Único.

Está cadastrado no CadÚnico? Você pode ter acesso a descontos no gás de cozinha (Imagem: Jornal de Franca)
Está cadastrado no CadÚnico? Você pode ter acesso a descontos no gás de cozinha (Imagem: Jornal de Franca)

Mediante ao atual cenário de crise, tem sido cada vez comum os parlamentares sugerirem programas que minimizam as despesas da população.

Nessa semana, houve uma reunião para avaliar a implementação do Desconto Gás, que funcionará como um subsídio mensal pago pelo governo para as famílias de baixa renda.

Detalhes do Desconto Gás

De acordo com o texto do projeto, terá direito ao abono todo o cidadão que estiver devidamente registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Além disso, é preciso comprovar ter uma renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo ou ter familiares vinculados ao Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O pagamento acontecerá através de uma espécie de crédito pecuniário, concedido por meio de um cartão de crédito digital que será utilizado exclusivamente para a aquisição do botijão de gás com revendedores autorizados.

A proposta é de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP) e de outros integrantes da bancada do PT. Segundo eles, com a atual inflação é preciso que o governo se responsabilize em garantir o sustento dessas famílias.

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), atualmente o preço médio do botijão no Brasil subiu de R$ 69,54, em maio de 2020, para R$ 93,48 no mês passado, o que significa um reajuste de 34%.

“Tamanha ascensão de preços tem afetado dramaticamente a população de baixa renda, que já vem sofrendo com o desemprego e a crise econômica por que passamos, situação agravada pela pandemia de Covid-19”, disse Zarattini.

Para que o programa seja custeado, foram propostos os seguintes repasses financeiros: a parcela dos royalties e de participação especial decorrentes da exploração de petróleo e gás natural que cabe à União; e as receitas arrecadadas por intermédio da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e derivados (Cide-combustíveis).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.