Caiu no pente fino do INSS? Prazo para apresentar defesa termina dia 11

O Instituto Nacional do Seguro Social está convocando desde agosto segurados para o pente fino do INSS. O foco são os beneficiários do auxílio-doença que estão há mais de seis meses sem perícia médica ou que não tenham data de cessação.

Caiu no pente fino do INSS? Prazo para apresentar defesa termina dia 11
Caiu no pente fino do INSS? Prazo para apresentar defesa termina dia 11 (Imagem: Natinho Rodrigues)

Segundo o órgão, cerca de 170 mil benefícios do Auxílio-doença, com suspeitas de irregularidades, serão revisados até o fim deste ano. Após receber a convocação do pente fino do INSS, os segurados têm 30 dias para enviar os documentos solicitados ou agendar a perícia médica.

Após esse prazo, os pagamentos serão suspensos, sendo que com 60 dias de suspensão o benefício é cancelado definitivamente. A convocação está acontecendo por meio de carta, mensagens de texto (pelo número 280-41) ou pelo aplicativo Meu INSS.

Diante disso, os segurados têm até o dia 11 de novembro para fazer o que foi solicitado pelo INSS. O instituto divulgou no Diário Oficial da União uma lista de convocação para o pente fino do INSS, com mais de 95 beneficiários.

De acordo com o instituto, esses não foram localizados pelo órgão, devido à mudança de endereço, dados desatualizados no cadastro. Outra situação são os que receberam a convocação, mas não agendaram a perícia médica no prazo definido pelo governo ou enviaram os documentos solicitados.

Quem está fora do Pente fino do INSS?

  • Aposentados por invalidez e pensionistas inválidos com mais de 60 anos;
  • Aposentados por invalidez e pensionistas inválidos com mais de 55 anos e que recebem o benefício há pelo menos 15 anos;
  • Portadores de HIV/AIDS;
  • Segurados com benefícios concedidos há mais de 10 anos.

Agendar perícia médica do INSS

O agendamento é feito pelo Meu INSS (site ou aplicativo) ou pelo telefone 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h. A ligação é gratuita apenas se for feita de um telefone fixo.

  • Acesse o site Meu INSS;
  • Clique em “Agendamentos/Solicitações”;
  • Escolha o benefício;
  • Confira os dados de contatos;
  • Escolha a agência do INSS, data e horário.

O resultado é divulgado no mesmo dia, após as 21h, podendo ser acessado pelo site ou aplicativo Meu INSS ou Central de Atendimento 135.

Em caso de discordância do resultado, o segurado pode apresentar recursos pelo Meu INSS ou Central de Atendimento 135 em até 30 dias ou abri ação na Justiça.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.