Brasil chega a 68,22% de vacinados com a 1 ª dose; veja média por estados

A média de brasileiros vacinados com a primeira dose do imunizante é de 68,22%, o equivalente a 145.528.074 cidadãos brasileiros. No geral, já foram mais de 88 milhões de brasileiros com o esquema vacinal completo, seja com a segunda ou a dose única da vacina contra a Covid-19. 

Brasil chega a 68,22% de vacinados com a 1 ª dose; veja média por estados
Brasil chega a 68,22% de vacinados com a 1 ª dose; veja média por estados. (Imagem: UOL)

Os dados foram obtidos por meio do consórcio de veículos de imprensa, que aponta que 88.963.912 pessoas já estão completamente vacinadas, 41,70% da população nacional.

Se tratando exclusivamente da dose de reforço o número integral de contemplados é: 750.330, 0,35% da população. 

Já o apanhado entre a primeira, a segunda e a dose de reforço consiste em 235.242.316 vacinas aplicadas desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, em meados de janeiro de 2021.

O levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa também apresenta a relação de vacinados por estados que se destacam na campanha.

Até o momento, o ranking dos cinco estados com mais pessoas vacinadas com a segunda dose ou a dose única é o seguinte:

  • Mato Grosso do Sul: 56,33%;
  • São Paulo: 55,35%;
  • Rio Grande do Sul: 47,40%;
  • Espírito Santo: 43,37%;
  • Paraná: 43,27%.

Por outro lado, os estados que apresentam os maiores números em relação à vacinação parcial, ou seja, aqueles vacinados somente com a primeira dose é:

  • São Paulo: 78,82%;
  • Rio Grande do Sul: 70,84%; 
  • Distrito Federal: 70,32%;
  • Santa Catarina: 70,32%;
  • Paraná: 69,38%.

Grupo elegível à vacinação

No decorrer dos últimos meses, à medida que a campanha de vacinação contra a Covid-19 foi avançando, houve a inclusão de novos grupos elegíveis também.

Até o momento, já foram vacinados os idosos, profissionais da saúde, da educação e segurança pública, gestantes, puérperas, lactantes e pessoas com deficiência (PCD). 

A população geral com 18 anos ou mais também já foi atendida, pelo menos, com a primeira dose em várias cidades brasileiras. Agora é a vez dos adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos serem vacinados.

O avanço é tamanho que algumas capitais já começaram a imunizar os jovens com 12 anos de idade. 

Vale mencionar que a vacinação de adolescentes deve acontecer exclusivamente com a vacina da Pfizer/BioNTech. Este é o único imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para contemplar este grupo.

A farmacêutica tem, inclusive, estudado a possibilidade de a vacina da Pfizer ser aplicada em crianças na faixa etária de 5 a 11 anos de idade. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.