Detran entra em greve no Rio Grande do Norte e cidadãos são prejudicados

Desde o dia 2 de setembro, o Detran entra em greve no Rio Grande do Norte. Com suporte do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta do RN (Sinai), a paralização ocorre por tempo indeterminado. O governo realizou uma proposta ao departamento, mas os profissionais a consideram insuficiente.

Detran entra em greve no Rio Grande do Norte e cidadãos são prejudicados
Detran entra em greve no Rio Grande do Norte e cidadãos são prejudicados (Imagem: Divulgação/Detran)

Em assembleia realizada no dia 27 de agosto, a greve dos servidores do Detran-RN foi definida. A atividade contou com representações de todas as localidades do Rio Grande do Norte.

O servidor da Autarquia e diretor de comunicação do Sinai-RN, Alexandre Guedes, afirmou que o movimento grevista possui duas principais reivindicações.

A primeira demanda é a atualização do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria. Essa cobrança acontece há quase um ano, de acordo com o sindicato.

A segunda reivindicação é a realização de concurso público. Mesmo acordado na greve de 2019, o Sinai-RN alega que, até o momento, não teve avanço concreto.

Também foi sinalizado que outra demanda reclamada é o pagamento de processos pendentes. O sindicato havia informado que diversos funcionários ainda não tinham recebido o pagamento de processos de insalubridade acumulados há mais de um ano.

Apesar da greve, o atendimento ao público foi mantido, conforme informado pelo site Mossoró Hoje.

Detran entra em greve no Rio Grande do Norte: paralização permanece

Como forma de resolver a situação, o governo realizou uma proposta, mas os funcionários do Detran-RN consideraram insuficiente. A deliberação ocorreu em assembleia virtual na última sexta-feira (22).

Depois de grande discussão, a assembleia aprovou uma contraproposta que indica o pagamento dos valores da tabela do PCCR em duas parcelas.

O primeiro pagamento será em janeiro de 2022, quando os efeitos financeiros do PCCR serão incorporados. A segunda está prevista para acontecer em dezembro do mesmo ano.

Sobre a realização do concurso público, a categoria informa que espera o recebimento das datas relativas ao cronograma apresentado pela direção da autarquia.

O governo alegou que segue com diálogo aberto com representantes dos servidores do Detran-RN. Ainda conforme o governo, as cláusulas sociais já foram acordadas com os servidores — restando apenas as econômicas.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.