INSS publica lista de convocação para segurados realizarem perícia médica

Segurados são convocados pelo INSS para realizarem a validação de seus benefícios. Nessa segunda-feira (27), a previdência social liberou uma lista com o nome dos aposentados e pensionistas que devem realizar a perícia médica para renovar os abonos por incapacidade. O procedimento é obrigatório e pode resultar em entraves salariais.

INSS publica lista de convocação para segurados realizarem perícia médica (Imagem: Reprodução/O Globo)
INSS publica lista de convocação para segurados realizarem perícia médica (Imagem: Reprodução/O Globo)

Com a pandemia do novo coronavírus, os segurados do INSS vêm enfrentando dificuldades para renovarem seus benefícios. Aqueles que recebem algum abono por incapacidade, ou seja, têm problemas de saúde, estão sendo convocados para fazerem a perícia médica ao longo das próximas semanas.

Lista de convocação do INSS

Em texto publicado no Diário Oficial da União (DOU), o INSS informou que o cidadão deve comparecer até uma agência para ser submetido a avaliação. No entanto, antes disso, é preciso ainda realizar um agendamento prévio no Meu INSS.

A nota do INSS explica que:

Este instrumento de convocação foi adotado em virtude da devolução pelos Correios da carta encaminhada pelo INSS ao endereço constante no cadastro do Sistema Único de Benefícios (SUB), não tendo sido localizado o beneficiário em decorrência de mudança de endereço, ou da existência de informações incompletas no cadastro, que impossibilitaram a emissão de correspondência, ou tendo sido localizado, não realizaram o agendamento ao término do prazo”, diz.

O órgão esclarece ainda que na hora da perícia é preciso exibir toda a documentação médica, com laudos e atestados, receitas e exames, de modo que o perito possa acompanhar o histórico de saúde do cidadão. Em descumprimento das normas, o órgão pontua que:

No caso de não atendimento à convocação para agendamento ou de não comparecimento na data agendada, o benefício será suspenso até o comparecimento do interessado. Após 60 dias da suspensão realizada nestes termos, a situação do benefício poderá ser convertida em cessação definitiva” diz.

A lista completa com o nome dos cidadãos já está disponível na internet. Para visualizar seus dados consulte aqui e o documento na íntegra com todos os detalhamentos também já pode ser visualizado.

Passo a passo para agendar a perícia médica

  • Acesse a Página do Meu INSS (internet ou App);
  • Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  • Clique em “Agendar Novo”;
  • Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  • Compareça na data marcada.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA