INSS publica lista de convocação para segurados realizarem perícia médica

Segurados são convocados pelo INSS para realizarem a validação de seus benefícios. Nessa segunda-feira (27), a previdência social liberou uma lista com o nome dos aposentados e pensionistas que devem realizar a perícia médica para renovar os abonos por incapacidade. O procedimento é obrigatório e pode resultar em entraves salariais.

INSS publica lista de convocação para segurados realizarem perícia médica (Imagem: Reprodução/O Globo)
INSS publica lista de convocação para segurados realizarem perícia médica (Imagem: Reprodução/O Globo)

Com a pandemia do novo coronavírus, os segurados do INSS vêm enfrentando dificuldades para renovarem seus benefícios. Aqueles que recebem algum abono por incapacidade, ou seja, têm problemas de saúde, estão sendo convocados para fazerem a perícia médica ao longo das próximas semanas.

Lista de convocação do INSS

Em texto publicado no Diário Oficial da União (DOU), o INSS informou que o cidadão deve comparecer até uma agência para ser submetido a avaliação. No entanto, antes disso, é preciso ainda realizar um agendamento prévio no Meu INSS.

A nota do INSS explica que:

Este instrumento de convocação foi adotado em virtude da devolução pelos Correios da carta encaminhada pelo INSS ao endereço constante no cadastro do Sistema Único de Benefícios (SUB), não tendo sido localizado o beneficiário em decorrência de mudança de endereço, ou da existência de informações incompletas no cadastro, que impossibilitaram a emissão de correspondência, ou tendo sido localizado, não realizaram o agendamento ao término do prazo”, diz.

O órgão esclarece ainda que na hora da perícia é preciso exibir toda a documentação médica, com laudos e atestados, receitas e exames, de modo que o perito possa acompanhar o histórico de saúde do cidadão. Em descumprimento das normas, o órgão pontua que:

No caso de não atendimento à convocação para agendamento ou de não comparecimento na data agendada, o benefício será suspenso até o comparecimento do interessado. Após 60 dias da suspensão realizada nestes termos, a situação do benefício poderá ser convertida em cessação definitiva” diz.

A lista completa com o nome dos cidadãos já está disponível na internet. Para visualizar seus dados consulte aqui e o documento na íntegra com todos os detalhamentos também já pode ser visualizado.

Passo a passo para agendar a perícia médica

  • Acesse a Página do Meu INSS (internet ou App);
  • Após o Login vá até a opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  • Clique em “Agendar Novo”;
  • Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  • Compareça na data marcada.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.