Última restituição do IRPF, pagamento do auxílio emergencial e INSS vão marcar a semana

Pontos-chave
  • O INSS dá continuidade aos pagamentos do mês de setembro nessa semana;
  • O auxílio emergencial está pagando a 6ª parcela do benefício;
  • A Receita Federal irá pagar o último lote de restituição do IRPF.

Nesta semana, de hoje (26) até o próximo sábado (2), alguns assuntos estarão em alta. Como, por exemplo, o pagamento da última parcela de restituição do IRPF, os depósitos e saques do auxílio emergencial e a sequência de pagamentos do INSS.

Última restituição do IRPF, pagamento do auxílio emergencial e INSS vão marcar a semana
Última restituição do IRPF, pagamento do auxílio emergencial e INSS vão marcar a semana (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal paga no dia 30 deste mês, o 5º e último lote de restituição do Imposto De Renda Pessoa Física 2021.

O pagamento dos lotes iniciou no dia 31 de maio. Ao todo, mais de 16 milhões de contribuintes já foram restituídos com um montante de R$6 bilhões. 

Quem está incluso neste lote?

Neste lote estão incluídos os contribuintes que enviaram sua declaração, seja ela oficial ou retificadora, a partir do dia 15 de agosto e que não verificaram nenhum erro ou pendência no documento.

Em torno de 10 dias antes do pagamento do lote, a Receita precisa realizar a liberação, como de praxe, da consulta ao lote. Com isso, os contribuintes conseguem confirmar se vão entrar ou não neste lote.

Como consultar o 5º lote utilizando o CPF

Os contribuintes que já receberam ou que irão receber algum valor de restituição, devem receber a seguinte mensagem ao terem preenchido a declaração do IR: “Imposto a Restituir”. 

Mas, pelo site da Receita também há a possibilidade de realizar esta consulta.

Os contribuintes devem consultar a restituição na área de “Consulta Restituições IRPF”. É preciso digitar os dados básicos, como CPF, data de nascimento e o ano do imposto que deseja consultar.

Nesta área é possível acompanhar a restituição e ter informações sobre qual lote você receberá. Se a restituição não for liberada, é necessário acessar o portal e-CAC para saber o motivo.

Caso tenha ocorrido a liberação da restituição porém o contribuinte não recebeu o valor devido, ele precisa entrar em contato com a central de atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Para agendar o crédito em conta corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer instituição bancária.

O valor da restituição deve ser resgatado no período de um ano no banco. O contribuinte que não efetuar o saque neste período, necessita realizar o requerimento através da internet através do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou no Portal e-CAC, no serviço Meu Imposto de Renda.

Última restituição do IRPF, pagamento do auxílio emergencial e INSS vão marcar a semana
Última restituição do IRPF, pagamento do auxílio emergencial e INSS vão marcar a semana(Imagem: R7)

Auxílio Emergencial

Nesta semana, a Caixa liberou o pagamento do auxílio emergencial. Esses beneficiários podem usar o benefício por meio do aplicativo Caixa Tem.

Os calendários de pagamento para os beneficiários do Bolsa Família e do Público geral são diferentes, isso pois os do programa BF recebem primeiro e podem começar a realizar o saque assim que o dinheiro é disponibilizado em conta. 

Já o segundo, recebe primeiro o crédito em conta e pode usá-lo por meio do Caixa Tem e deve aguardar o calendário para realizar o saque..

Calendário 6ª parcela do auxílio emergencial público geral

Para esta semana, recebem os nascidos em:

INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está realizando o pagamento dos benefícios para os segurados do órgão, que recebem em dias diferentes de acordo com o valor do seu salário. Saiba aqui quem recebe a partir desta segunda-feira (27).

De acordo com o cronograma divulgado, aposentados e pensionistas do INSS recebem sempre entre o final e o início de cada mês.

O pagamento está seguindo a ordem do número impresso no cartão e conforme o valor recebido pelo beneficiário, até 01 salário mínimo ou acima de 01 salário mínimo. 

Calendário do INSS para aqueles que recebem até um salário mínimo

Calendário do INSS para quem recebe acima de um salário mínimo

Sair da versão mobile