Enem 2021: calendário, taxa de inscrição e período para solicitar isenção

Aqueles que ficaram isentos da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2020, mas não foram fazer a prova, têm até hoje (26) para realizar o cadastro e participar gratuitamente da versão de 2021. 

Enem 2021: calendário, taxa de inscrição e período para solicitar isenção
Enem 2021: calendário, taxa de inscrição e período para solicitar isenção (Imagem: Reprodução Ronaldo Silva/Futura Press/Estadão Conteúdo)

O exame é realizado anualmente para o ingresso no ensino superior do país, isso faz com que hajam milhões de inscritos. 

As notas podem ser usadas para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Quando será a prova do ENEM?

A aplicação das provas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 está mantida para todos os participantes que já tiveram a inscrição confirmada no exame, conforme previsto no edital regular. 

Aqueles que serão inclusos após a reabertura do pedido de isenção, vão participar em 9 e 16 de janeiro de 2022. Esta é a mesma data da realização do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL).

São 3.109.762 pessoas confirmadas para o Enem 2021, nas duas versões do exame, impressa e digital. Esse foi o menor número de inscrições desde 2005.

Quem pode ficar isento da taxa?

A gratuidade são para aqueles que comprovarem ter direito à gratuidade, mas sem que precisem justificar falta em edição anterior do exame.

As pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou que foram bolsistas integrais durante toda a etapa em escolas particulares têm direito à gratuidade na inscrição do exame. Alunos que estão cursando a última série do ensino médio na rede pública, no ano de 2021, também podem pedir a isenção.

Isso vale para quem está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda. Nesse caso, é preciso comprovar a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Qual o período de isenção do exame?

Os isentos ausentes no Enem 2020 também poderão solicitar, até 27 de setembro, o atendimento especializado e tratamento pelo nome social.

Como se inscrever no ENEM?

As inscrições podem ser feitas na Página do Participante, sem que seja necessário justificar a ausência no Enem 2020 ou pagar a taxa de inscrição.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!