App para baixar passaporte de vacina em Salvador já está disponível

A prefeitura de Salvador já disponibilizou a carteira de vacinação digital, conhecida como passaporte da vacina. O documento é gratuito e pode ser gerado através do site, aplicativo no celular, tanto para sistema Android, quanto para iOS. Saiba mais informações logo abaixo.

App para baixar passaporte de vacina em Salvador já está disponível
App para baixar passaporte de vacina em Salvador já está disponível (Imagem: IG Saúde)

No dia 13 de setembro, o governador Rui Costa já havia adiantado que a Bahia vai passar a exigir o passaporte da vacina para acesso a locais públicos. A data ainda não foi estabelecida, já que a medida só será requisitada com o avanço da aplicação da segunda dose.

Onde o cartão de vacina será obrigatório?

Além do acesso a locais públicos, o cartão de vacina digital também será obrigatório para entrar em eventos, restaurantes e estabelecimentos.

Nele, existe a possibilidade de verificar se o cidadão já tomou a vacina contra a Covid-19, e comprovar o em qual das doses a imunização está.

Onde acessar o cartão de vacina digital?

O acesso se encontra disponível e o passaporte digital pode ser adquirido pelos sites: www.carteiradevacinadigital.saude.salvador.ba.gov.br ou www.cvd.saude.salvador.ba.gov.br.

Quem já realizou o login no Vida+ do Sistema Único de Saúde (SUS), pode acessar o cartão digital com o CPF e a senha do sistema.

Essa é a mesma senha usada para quem fez o recadastramento do SUS, ou agendamento da vacina, ou ainda tenha solicitado a Vacina Express. Quem não possui essa senha deverá criar a conta, usando o nome, CPF, data de nascimento, e-mail e senha.

Quais são as informações que aparecem no passaporte da vacina?

No primeiro acesso aparecerá cartão de vacinação digital, com o estado atual da imunização do cidadão. Os status são:

  • Sem registro de doses;
  • Parcialmente vacinado (somente uma dose);
  • Parcialmente vacinado – em vermelho (para quem está com a segunda dose atrasada);
  • Totalmente vacinado (para quem tomou as duas doses).

O cartão digital da vacina também detalha quando o cidadão tomou as doses e qual o tipo do imunizante. Com isso, existe a possibilidade de realizar a emissão de um QR Code, para que o cartão digital seja acessado sem o uso da internet.