Receita Federal abre consulta ao 5º lote de restituição do Imposto de Renda

Nesta quinta, 23, a Receita Federal, abriu as consultas ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2021. Neste lote também serão contemplados restituições residuais de anos anteriores.

Receita Federal abre consulta ao 5º lote de restituição do Imposto de Renda
Receita Federal abre consulta ao 5º lote de restituição do Imposto de Renda (Imagem FDR)

Este lote inclui 358.162 mil contribuintes entre prioritários e não prioritários. Ao todo, será pago um montante de R$562 milhões e os recursos estarão disponíveis no próximo dia 30.

Entre os contribuintes com prioridade legal neste quinto lote estão:

  • Idosos com mais de 80 anos (4.955)
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos (47.465)
  • contribuintes que possuem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (4.927)
  • contribuintes que tem no magistério sua maior fonte de renda (19.211)
  • Entram nesse lote também, 281.604 contribuintes sem prioridade legal, de acordo com a Receita Federal. 

Malha Fina 

Este status significa que sua declaração ficará retida na Receita Federal em decorrência de alguns erros, sejam eles valores errados, omitir rendimentos, informações cadastrais erradas, entre outros motivos.

Os contribuintes que entregaram sua declaração, porem, ainda não receberam o valor devido, podem entrar no site da Receita para conferir se caiu na malha fina, ou se está com alguma pendência.

É possível consultar através do portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), na página da Receita Federal), sem precisar de certificado digital. Nesta consulta o contribuinte tem acesso ao extrato e pode ver se possui pendência.

Caso constate alguma pendências, é possível fazer uma autorregularização, através de uma declaração retificadora. Ao corrigir as informações, o contribuinte evita multas e uma intimação da Receita Federal.

Como acessar o portal da Receita Federal

Existem três formas de entrar no sistema:

  • Inserindo o certificado digital, caso tenha
  • Utilizando login e senha do portal gov.br.
  • Digitando o CPF/CNPJ, código de acesso e senha

Se não tiver o código de acesso (ou ele esteja vencido) será preciso informar os números dos recibos das duas últimas declarações entregues à Receita para gerar um novo. No caso de quem declarou pela primeira vez em 2021, será pedido apenas o recibo deste ano.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.