Governo de Roraima autoriza volta às aulas presenciais nesta segunda-feira (20)

Nesta segunda-feira (20), os alunos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem retornar às aulas presenciais na rede estadual de ensino de Roraima. A Secretaria de Educação e Desporto (Seed) informou que 29.315 estudantes vão voltar às salas de aula.

Governo de Roraima autoriza volta às aulas presenciais nesta segunda-feira (20)
Governo de Roraima autoriza volta às aulas presenciais nesta segunda-feira (20)(Imagem/Reprodução: Amanda/Yahoo)

As aulas presenciais foram suspensas na rede estadual no mês de março de 2020 por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. Desde então, as aulas eram realizadas de forma remota. 

O retorno será realizado em formato híbrido, ou seja, uma parte da turma deve estar em sala e a outra deve estar no modo remoto. Além disso, as aulas presenciais serão escalonadas de acordo com turma, série e ou dias da semana.

A medida será adotada tanto na capital, quanto no interior e comunidades indígenas.

Os responsáveis que não desejarem enviar o estudante para a escola, deverão solicitar a continuidade do ensino remoto mediante documento protocolado na unidade escolar.

De acordo com a Seed, por conta do avanço na vacinação contra a Covid, a fase de preparação dos alunos do ensino médio para os vestibulares e o fato dos estudantes da EJA fazerem parte do público adulto.

Nas escolas, o uso de máscara será obrigatório e também serão adotadas medidas como distanciamento social e horários diferenciados de recreio. Serão adquiridos totens para álcool em gel e outros produtos de higiene.

Além disso, será retomado o atendimento presencial nos Centros Estaduais de Atendimento Especializado da Seed para os estudantes e público geral.

De acordo com a secretária de Educação e Desporto Leila Perussolo explicou que as instituições devem desenvolver estratégias de acolhimento com o fortalecimento das competências socioemocionais nas relações interpessoais entre alunos, professores e toda comunidade escolar.

“As instituições de ensino estão preparadas para receber nossos alunos com atividades de acolhimento, com diálogo com as famílias para esclarecer sobre esse momento de retorno. As escolas também vão continuar com o processo de Busca Ativa a fim de localizar os alunos que ainda seguem em situação de ausência”, explicou a secretária.

Quantidade de estudantes

Segundo o Censo da Educação Básica, em Roraima são 77.412 estudantes matriculados na rede estadual. No Ensino Médio são 17.132 alunos na zona urbana dos municípios, 1.824 na zona rural e 2.407 em comunidades indígenas.

Na EJA, são 7.952 estudantes sendo 6.329 na zona urbana dos municípios, 148 na zona rural e 195 em comunidades indígenas.