São Paulo volta a ter 100% de atendimento presencial para as creches

Desde a última quarta-feira, 8, São Paulo passou a ofertar atendimento presencial para as creches, a medida é válida para instituições públicas e particulares. O retorno à sala de aulas ainda não é obrigatório.

São Paulo volta a ter 100% de atendimento presencial para as creches
São Paulo volta a ter 100% de atendimento presencial para as creches (Imagem/Reprodução: Helene Santos/SVM)

O atendimento presencial para as creches municipais e particulares da cidade de São Paulo já acontece desde a última quarta-feira, 8.

Nesse momento o retorno é facultativo, ou seja, os pais ou responsáveis podem escolher se enviam as crianças.

Na capital, as unidades ofertam ensino para crianças com idade entre 0 e 3 anos de idade, o retorno foi anunciado pelo prefeito ainda no mês de agosto.

“A partir do dia 8, as nossas creches, que estão com 60% de ocupação, passam a ser de 100% … Era 35% [de ocupação máxima permitida nas escolas], fomos para 100%, com exceção das creches, e, agora, a gente libera a partir do dia 8 para que as mães enviem as crianças para as creches”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.

Retomada da educação em São Paulo

A cidade de São Paulo tem se dedicado bastante para possibilitar que a voltas as aulas presenciais aconteça em todos os níveis da educação.

Assim, as escolas já estavam atendendo com um limite de capacidade de 60%, respeitando o tamanho da escola e com possibilidade de revezamento.

No entanto, atendimento presencial para as creches não acontecia com o sistema de revezamento. Ao todo, a rede municipal tem 345 mil bebês e crianças matriculados em 2,8 mil unidades escolares.

Para atender aos estudantes de todos os níveis diversas medidas tiveram que ser adotadas, com adaptações, instalação de pias, marcações no chão entre outras.

Além disso, enquanto as crianças estiverem na escola terão que seguir todos os protocolos de biossegurança, que incluem o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

Nesse momento em que as crianças estão retornando para as salas de aula o que muitos educadores perceberam foi que elas estão mais caladas.

A psicóloga infantil Sabrina Pani, em conversa com a Folha de São Paulo, afirma que:

“É preciso respeitar o tempo da criança e lembrar que cada família foi afetada de formas diferentes pela pandemia”.

Muitas unidades escolares têm adotado atividades lúdicas para facilitar esse momento de retomada.   

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Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.