Juiz de Fora anuncia retorno das aulas presenciais em sistema híbrido

Após acordo feito entre a prefeitura de Juiz de Fora e o Ministério Público, as aulas presenciais serão retomadas na cidade mineira. Para isso, os pais terão que escolher se enviam ou não as crianças para as escolas.

Juiz de Fora anuncia retorno das aulas presenciais em sistema híbrido
Juiz de Fora anuncia retorno das aulas presenciais em sistema híbrido (Imagem/Reprodução: JF TV Camara)

Semanas atrás, a Justiça Federal negou o pedido do Ministério Público De Minas Gerais sobre o retorno das aulas presenciais na UFG.

Agora o órgão firmou acordo que possibilita a volta às aulas presenciais em Juiz de Fora, o que inclui o ensino superior.

Na última quarta-feira, 8, a prefeitura municipal divulgou a informação e anunciou o calendário acadêmico que será adotado.

Nesse momento, as aulas são facultativas, ou seja, os pais e responsáveis decidem se enviam os estudantes para as escolas ou não.

Além de acontecerem de forma hibrida, com aulas presenciais e remotas.

“Nesses termos, estamos lavrando Termo de Acordo com o Ministério Público de Minas Gerais, acordo que foi intermediado pelo Dr. Carlos André Bittencourt Mariani, e, com isso, encerram-se as disputas legais que tinham como objeto a retomada da educação presencial no município. Quero também mencionar que, com esse ato, atendemos ao que já tínhamos anunciado em Audiência Pública, ocorrida na Egrégia Câmara que, em atendimento ao que dispunha a resolução do Conselho Municipal de Educação, teríamos atendidos todos os requisitos sanitários que consideramos relevantes para o retorno da educação presencial agora no mês de setembro”, destacou a prefeita Margarida Salomão.

Calendário de volta às aulas presencias de Juiz de Fora

Confira abaixo como ficou decidido o calendário acadêmico que passa a ser adotado no município:

  • A partir do dia 20 de setembro, período de preparação dos trabalhadores de educação para a retomada;
  • Educação infantil: 27 de setembro;
  • Educação Fundamental I e Ensino de Jovens e Adultos (EJA): 4 de outubro;
  • Ensino Fundamental II e Ensino Médio: 11 de outubro;
  • Ensino Superior: 18 de outubro.

O retorno só poderá acontecer se as escolas estiverem com todas as adequações necessárias para essa volta. Para isso a prefeitura tem 30 dias para realizar todas as obras.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.