Extrato do INSS: informações disponíveis e como consultar o documento

Os contribuintes e beneficiários do INSS podem consultar o extrato do INSS de forma remota ou presencial nas agências. As consultas remotas podem ser realizadas pelo Canal de Teleatendimento do INSS através do número 135, ou pela plataforma Meu INSS.

Extrato do INSS: informações disponíveis e como consultar o documento
Extrato do INSS: informações disponíveis e como consultar o documento (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

O Meu INSS foi desenvolvido com o intuito de ofertar diversos serviços de forma online aos segurados. Diante disso, com o aplicativo, ou no site, é possível consultar e solicitar benefícios, realizar agendamentos e emitir extrato do INSS, entre outras funções.

O Meu INSS está disponível para aparelhos móveis que possuam o sistema operacional Android ou iOS. Além disso, pode ser acessado pelo computador, através do site. Para isso é preciso ter ou fazer o cadastro e obter a senha na própria plataforma.

No cadastro será solicitado o número do CPF, nome completo, data de nascimento e algumas outras informações. Além disso, após o cadastro será solicitado algumas dados mais específicos para comprovar a identidade. Veja abaixo o passo a passo:

  • Acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS;
  • Clique em “Crie sua conta Gov.br”;
  • Selecione uma das opções de cadastro disponíveis;
  • Preencha os campos com as informações de cadastro solicitadas;
  • Crie uma senha pessoal segura;
  • Confirme os dados pessoais.

Gerar o extrato do INSS (benefícios)

  • Acesse o portal Meu INSS ou baixe o aplicativo (disponível para Android e iOS);
  • Faça seu login ou se for o seu primeiro acesso, faça o cadastro;
  • Clique em “Do que você precisa?”;
  • Agora, escreva o nome do serviço “Extrato de Pagamento de Benefício”;
  • Aperte o ícone de lápis para selecionar os meses desejados para o extrato;
  • Clique em “Baixar PDF”.

Extrato do INSS de Contribuição (CNIS)

Serviço para pedir o documento que mostra todas as contribuições previdenciárias registradas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), em nome da pessoa. Nesse documento também será informado:

  • Nome do empregador;
  • O período trabalhado;
  • A remuneração/ salário recebido; e
  • As contribuições realizadas em Guia da Previdência Social (gps), por conta própria ou como prestador de serviço.

Gerar o CNIS

  • Faça login no Meu INSS;
  • Selecione a opção “Extrato de Contribuições (CNIS)” na barra lateral do portal eletrônico;
  • Clique em “Baixar PDF”.

Outra opção é agendar o atendimento em uma das agências do INSS para consultar o seu Extrato Previdenciário do CNIS. Para isso, basta ligar para o Canal de Teleatendimento do INSS através do número 135 e pedir o agendamento.

O agendamento também pode ser feito no site ou app Meu INSS, clicando na opção “Agendamento / Requerimentos” na barra lateral esquerda. Após isso, clique em “Agendar para Retirada de Extratos” e, por fim, em “Extrato Previdenciário (CNIS) – Atendimento Presencial”.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.