Os beneficiários de programas sociais federais conseguem verificar as datas de pagamento dos seus benefícios por meio do Número de Identificação Social (NIS). Saiba aqui como descobrir qual o número do seu NIS.
O que é NIS?
O Número de Identificação Social (NIS) é o número do seu cadastro feito por meio da Caixa Econômica Federal.
Por meio da inscrição os cidadãos conseguem realizar consultas e saques de benefícios sociais pagos pelo banco.
Alguns exemplos são o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego, abono salarial e Bolsa Família.
Para que serve?
O cadastro do NIS é para viabilizar a identificação do trabalhador formal, que são beneficiários dos Programas Sociais e das pessoas que se enquadram nas condições determinadas pelas Políticas Públicas de Governo Federal, Estadual ou Municipal.
O NIS serve ainda para o cidadão adquirir benefícios sociais, como o Bolsa Família. Além de servir para que o empregador recolha os tributos ao trabalhador.
Quem pode se inscrever?
Os cidadãos que podem se inscrever são os trabalhadores vinculados a empresa privada, cooperativa ou empregador pessoa física.
Para o Bolsa Família, o número pode ser gerado a partir da inscrição no Cadastro Único, que é um sistema do governo federal que reúne dados de famílias de baixa renda de todo o país, e é usado como base para seleção de beneficiários de variados programas sociais.
O cadastro neste sistema pode ser realizado em uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
Como saber seu número do NIS?
Os beneficiários podem verificar o número NIS no site ou aplicativo Meu CadÚnico, por meio da Consulta Cidadão.
Primeiro é preciso acessar o site ou baixar o aplicativo na loja de aplicativos do celular. Feito isso, é preciso informar nos campos correspondentes os dados de nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município. Depois, basta clicar no botão azul escrito “Emitir Certidão”.
É preciso digitar as quatro informações de maneira semelhante as que estão no Cadastro Único.
As famílias que estão com o cadastro realizado há menos de 45 dias podem não ser localizadas pelo sistema da Consulta Cidadão.
A consulta pode ser útil, por exemplo, para quem não está com o Cartão Bolsa Família, o qual depende deste número para organizar o calendário de pagamentos.