Como saber o número do NIS? Identificação define pagamentos sociais

Os beneficiários de programas sociais federais conseguem verificar as datas de pagamento dos seus benefícios por meio do Número de Identificação Social (NIS). Saiba aqui como descobrir qual o número do seu NIS.

Como saber o número do NIS? Identificação define pagamentos sociais
Como saber o número do NIS? Identificação define pagamentos sociais (Foto: BXBlue)

O que é NIS?

O Número de Identificação Social (NIS) é o número do seu cadastro feito por meio da Caixa Econômica Federal.

Por meio da inscrição os cidadãos conseguem realizar consultas e saques de benefícios sociais pagos pelo banco.

Alguns exemplos são o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego, abono salarial e Bolsa Família.

Para que serve?

O cadastro do NIS é para viabilizar a identificação do trabalhador formal, que são beneficiários dos Programas Sociais e das pessoas que se enquadram nas condições determinadas pelas Políticas Públicas de Governo Federal, Estadual ou Municipal. 

O NIS serve ainda para o cidadão adquirir benefícios sociais, como o Bolsa Família. Além de servir para que o empregador recolha os tributos ao trabalhador.

Quem pode se inscrever?

Os cidadãos que podem se inscrever são os trabalhadores vinculados a empresa privada, cooperativa ou empregador pessoa física.

Para o Bolsa Família, o número pode ser gerado a partir da inscrição no Cadastro Único, que é um sistema do governo federal que reúne dados de famílias de baixa renda de todo o país, e é usado como base para seleção de beneficiários de variados programas sociais.

O cadastro neste sistema pode ser realizado em uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Como saber seu número do NIS?

Os beneficiários podem verificar o número NIS no site ou aplicativo Meu CadÚnico, por meio da Consulta Cidadão

Primeiro é preciso acessar o site ou baixar o aplicativo na loja de aplicativos do celular. Feito isso, é preciso informar nos campos correspondentes os dados de nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município. Depois, basta clicar no botão azul escrito “Emitir Certidão”.

É preciso digitar as quatro informações de maneira semelhante as que estão no Cadastro Único. 

As famílias que estão com o cadastro realizado há menos de 45 dias podem não ser localizadas pelo sistema da Consulta Cidadão.

A consulta pode ser útil, por exemplo, para quem não está com o Cartão Bolsa Família, o qual depende deste número para organizar o calendário de pagamentos.

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