Documentos necessários para matrícula dos aprovados no FIES

Estudantes selecionados pelo FIES têm até a próxima sexta-feira, 17, para realizar a matrícula na instituição. Além disso, é necessário realizar a contratação do financiamento; veja os documentos necessários.

Documentos necessários para matrícula dos aprovados no FIES
Documentos necessários para matrícula dos aprovados no FIES (Imagem: Onda Sul de Rondônia)

O Ministério da Educação prorrogou semanas atrás o prazo para os aprovados no Fundo de Financiamento Estudantil realizarem a matrícula, mas, ele se encerra já na próxima sexta-feira.

Então, se você foi contemplado com uma vaga, precisa ficar atento aos procedimentos, pois, ser selecionado não garante o acesso a vaga, é necessário também realizar a matrícula.

Documentos necessários para a matrícula dos aprovados no FIES

De modo geral, na primeira etapa da contratação do financiamento, o estudante terá que apresentar os seguintes documentos na instituição de ensino:

  • Identificação- RG, CPF, Habilitação, certidão de nascimento ou casamento, etc.
  • Comprovantes de Residência- Contas de água, luz, boletos, faturas, documentos que contenham as informações de residência do candidato.
  • Comprovantes de Rendimentos- Contracheque, declaração de imposto de renda de pessoa física, entre outros.
  • Comprovante de escolaridade – Histórico escolar, declaração de conclusão, certificado de conclusão em exames supletivos ou Encceja.

Como fazer a matrícula dos aprovados no FIES?

O FIES tem um procedimento de matrícula um pouco mais demorado.

Pois, ele envolve a contratação do financiamento estudantil junto a uma instituição bancária.

Veja abaixo todas as etapas que você, aprovado no sistema, precisa seguir para garantir a sua vaga:

  1. Acessar o site do Fundo de Financiamento Estudantil, nele é possível conferir o resultado da seleção e também as informações que estão no sistema. Caso seja necessária alguma atualização, é pelo sistema que o estudante terá que solicitar.
  2. Após conferir as informações, é necessário se apresentar à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, ela é responsável pelo recebimento dos documentos do estudante e efetivação da matrícula.
  3. Na CPSA o estudante terá que pegar o seu Documento de Regularidade de Inscrição(DRI).
  4. Com esse documento em mãos ele deve se dirigir até a agencia bancária em que o financiamento será contratado, o que deve ser feito após três dias.

Caso ele esteja inserido em uma categoria que necessite de um fiador, este terá que o acompanhar até a agência bancária.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.