CNH Popular divulga aprovados e abre lista de espera no Rio Grande do Norte

Na última sexta-feira (10), o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) divulgou a relação dos aprovados no programa CNH Popular. Além disso, disponibilizou vagas remanescentes, já que apenas 88 candidatos das 353 vagas apresentaram a documentação exigida.

CNH Popular divulga aprovados e abre lista de espera no Rio Grande do Norte
CNH Popular divulga aprovados e abre lista de espera no Rio Grande do Norte (Imagem: Reprodução/G1)

A CNH Popular disponibiliza a habilitação gratuita para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com isso, é possível conseguir a primeira habilitação, renovação e classificação sem pagar nada. Veja abaixo como as 353 vagas foram distribuídas:

  • 200 para Primeira Habilitação Categoria “A”;
  • 111 para Primeira Habilitação Categoria “B”;
  • 15 para Mudança de Categoria “C”;
  • 15 vagas para Mudança de Categoria “D”;
  • 12 para Mudança de Categoria “E”.

A CNH Popular é usada por muitos estados, como forma de diminuir a desigualdade social e contribuir para o ingresso dos mais vulneráveis no mercado trabalho. Diante disso, o Detran do Rio Grande do Norte disponibilizou 353 vagas para a nova edição do programa.

Na última sexta-feira, foi divulgada a lista dos aprovados. Porém, do quantitativo selecionado, apenas 88 enviaram os documentos solicitados. Por esse motivo, restaram 265 vagas para serem preenchidas com os candidatos em lista de espera.

A lista dos remanescentes da CNH Popular RN foi divulgada junto com a lista dos candidatos aprovados no Diário Oficial do estado da última sexta-feira (10).

Os candidatos na lista de espera devem agendar a entrega da documentação no site do DETRAN-RN. Veja abaixo o passo a passo de como fazer:

  • Na página principal do DETRAN RN, clique em “Agendamentos”;
  • Na aba seguinte, selecione o botão “Habilitação”;
  • Clique no ícone “Entrega Documentos CNH Popular”;
  • Preencha o campo solicitado com o número do CPF;
  • Escolha o dia, hora e local de entrega;
  • Baixe a guia de agendamento (esse documento deve ser apresentado na unidade do Detran no dia marcado).

Os selecionados para o programa têm a isenção dos pagamentos de taxas e das despesas referentes aos cursos teórico e prático de direção veicular, ministrados pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs). O Governo do Rio Grande do Norte irá investir nesta edição R$ 600 mil.

O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte afirma que o programa tem como objetivo regularizar os trabalhadores que atuam na informalidade, dirigindo veículos automotores sem habilitação.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.