Novo calendário do ENEM 2021 é divulgado para os recém inscritos

Com reabertura dos pedidos de isenção da taxa do ENEM 2021, o INEP precisou repensar o cronograma de aplicação do exame. Com isso, quem solicitar a isenção agora só fará a prova em 2022.

Novo calendário do ENEM 2021 é divulgado para os recém inscritos
Novo calendário do ENEM 2021 é divulgado para os recém inscritos (Imagem: INEP/Reprodução: Twitter)

O período de pedido de isenção do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021 foi reaberto nessa terça-feira, 14, e segue até o dia 26 de setembro.

Como as provas do exame acontecem no mês de novembro, um “novo grupo” foi criado e ele fará as provas apenas no início de 2022, são os isentos.

Nesse caso, a aplicação acontece junto com o ENEM PPL, ou seja, 9 e 16 de janeiro de 2022. Por outro lado, quem já estava inscrito no ENEM 2021 continuará com as mesmas datas de provas, ou seja, 21 e 28 de novembro de 2021.

“O Inep reforça que o cronograma de aplicação do Enem 2021 para os isentos ausentes na edição 2020 foi planejado de forma a garantir o direito dos participantes de utilizarem o resultado do exame para acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programas do Ministério da Educação (MEC)”, afirma o INEP.

Reabertura dos pedidos de isenção do ENEM 2021

Pode fazer a solicitação aquele estudante que teve a isenção em 2020, mas não compareceu nos dias da aplicação do exame.

Para se inscrever é necessário acessar a Página do Participante, resolver o desafio e inserir os dados solicitados, como CPF, data de nascimento, entre outros.

Queda no número de inscritos do ENEM 2021

A reabertura acontece após decisão do STF, que julgou o pedido feito por partidos e entidades estudantis.

O pedido foi feito porque os estudantes que faltaram no ENEM 2020 por conta da pandemia não tiveram direito à isenção em 2021.

Com isso, vimos uma queda significativa no número de inscritos nessa edição, que registrou 3.109.762 inscrições, menor número desde 2005.

Vale lembrar que essa redução no número de participantes é mais significativa entre os negros, pardos e indígenas.

Fique bem informado com a editoria de carreiras do FDR .

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.