Vestibular 2022 da Unicamp prorroga prazo de inscrições para a próxima semana

O prazo de inscrições para o vestibular 2022 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi prorrogado. Agora, os estudantes têm até o dia 14 de setembro para realizarem o procedimento e garantirem uma vaga no processo seletivo. 

Vestibular 2022 da Unicamp prorroga prazo de inscrições para a próxima semana
Vestibular 2022 da Unicamp prorroga prazo de inscrições para a próxima semana. (Imagem: Reprodução/Todo Dia)

Originalmente, as inscrições se encerrariam nesta quarta-feira, 8, data do comunicado. No entanto, após observar uma queda drástica no número de inscrições na última semana, a Unicamp decidiu estender o prazo.

A meta da universidade é para que este vestibular receba cerca de 70 mil inscrições.

“A Comvest decidiu prorrogar as inscrições em mais alguns dias por ter registrado um número menor do que o previsto de inscrições em todos os segmentos (ampla concorrência, escola pública e cotas étnico-raciais)”, alegou a instituição de ensino superior.

De acordo com a Comissão Permanente para o Vestibular (Comvest), as inscrições devem ser feitas pela internet até às 17h do dia 14 de setembro, próxima terça-feira. Já o pagamento da taxa deve ser efetuado até o dia 15 deste mês.

No que compete aos candidatos que se cadastram, mas não pagaram a taxa, o prazo permanece o mesmo, sem que seja preciso emitir um novo boleto com a data atualizada (opcional).

O valor da taxa de inscrição é de R$ 180. Feito o pagamento, é possível acessar o Manual do Ingresso 2022 também através de link virtual. Ao todo, a Unicamp oferece 2.540 vagas para 69 cursos de graduação diferentes.

Do total de inscrições até o momento, 8.327 candidatos foram contemplados pela isenção da taxa, tanto para o vestibular tradicional quanto pelo ingresso perante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

O diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, explicou que, já que o ingresso ocorre somente uma vez ao ano, a comissão decidiu promover uma nova chance para os estudantes que desejam se graduar na Unicamp.

“Sabíamos do momento de desmobilização de muitos estudantes e isso é impacto direto da pandemia no presente e futuro dos jovens”, disse.

A primeira fase do vestibular Unicamp 2020 está marcada para o dia 7 de setembro, e a segunda para os dias 9 e 10 de janeiro de 2022. Porém, os estudantes devem se preparar, pois antes da primeira etapa eles deverão se submeter a provas de Habilidades Específicas, no caso dos candidatos aos cursos de Música, nos meses de setembro e outubro. 

Quanto aos demais cursos que exigem provas específicas, como Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, os exames de Habilidades Específicas acontecerão entre 13 a 15 de janeiro do ano que vem.

Por fim, a Comvest declarou que os candidatos não precisam se preocupar, pois todas as medidas de segurança sanitária serão colocadas em prática nos dias das provas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.