Último lote da restituição do Imposto de Renda 2021 será depositado neste mês

A Receita Federal vai realizar o pagamento do quinto e último lote de restituição para os declarantes que têm direito. Confira aqui quem pode receber e quando será realizado o calendário da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).

Último lote da restituição do Imposto de Renda 2021 será depositado neste mês
Último lote da restituição do Imposto de Renda 2021 será depositado neste mês (Imagem: Pixabay no Pexels)

A restituição é o valor que muitas pessoas podem receber depois de fazer a sua declaração do Imposto de Renda.

Como saber se possuo direito ao valor?

Para saber se possuirá direito ao valor, ao enviar o documento o sistema da Receita envia o alerta de que “há valor a ser restituído”. Com isso, o contribuinte já tem em mente que será incluso em um dos lotes.

A Receita Federal realizou o pagamento do terceiro lote de restituição para os declarantes que têm direito. Veja logo abaixo quem pode receber e quando vai receber o seu pagamento.

Calendário de restituição do IRPF

São cinco lotes de pagamentos depositados mensalmente nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. As datas serão as seguintes:

  • 1.º lote: 31 de maio de 2021
  • 2.º lote: em 30 de junho de 2021
  • 3.º lote: em 30 de julho de 2021
  • 4.º lote: em 31 de agosto de 2021
  • 5.º lote: em 30 de setembro de 2021

Onde vou receber?

O dinheiro será depositado na conta que o beneficiário indicou para a Receita Federal ao fazer a declaração do Imposto de Renda.

Não há como saber qual lote você será restituído, porém é importante ressaltar que quanto mais cedo entregar a sua declaração o contribuinte vai receber mais cedo a sua restituição.

O primeiro lote leva em consideração os grupos prioritários como pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência, doença ou condição séria.

Depois de efetuar o  pagamento a esses grupos prioritários, a ordem de entrega da declaração entra como critério para o pagamento. 

A consulta pode ser realizada somente após um tempo que a declaração for entregue, no portal da Receita. Ou, uma semana antes do pagamento.

No caso do 5º lote pago em 30 de setembro, por exemplo, o portal abre consultas a partir do dia 24 de setembro.