Como usar dinheiro da restituição do IRPF? Depósito foi feito ontem (31)

Nesta semana, os contribuintes incluídos no quarto lote de restituição do IRPF, receberam o dinheiro. Sempre que recebemos um dinheiro extra logo pensamos no que podemos fazer com ele. Ele pode ser usado para pagar aquela dívida em atraso ou realizar um sonho pessoal. Confira dicas especiais de como utilizar o dinheiro de sua restituição.

Como usar dinheiro da restituição do IRPF? Depósito foi feito ontem (31)
Como usar dinheiro da restituição do IRPF? Depósito foi feito ontem (31) (Imagem: Reprodução/Agência Brasil)

Confira suas finanças pessoais 

Antes de pensar em gastar, confira como estão suas finanças pessoais ou familiar. Se constatar que existem dívidas sempre é importante prioriza-las.

Os gastos essenciais também devem ficar entre as prioridades, como compra de alimentos, contas básicas, entre outras coisas.

Compra de alimentos

Falando em prioridades, coloque as compras da semana ou do mês nelas. Uma dica importante é fazer uma lista antes de ir ao supermercado. Listar as necessidades é válido para não cair em tentação com itens dispensáveis, e gastar mais do que esperávamos inicialmente.

Reserva financeira

Gastar todo o dinheiro que se ganha também não é a melhor escolha, afinal, não sabemos o dia de amanhã e precisamos ter alguma garantia. Para quem conseguir é interessante fazer e manter uma constância no dinheiro economizado todos os meses, evitando pular um mês ou guardar menos do que havia sido planejado.

Realize um sonho de consumo 

Após conferir as finanças e perceber que está tudo ok, é o momento de comprar algo que deseja, seja uma nova TV, um celular, uma viagem, entre outras coisas. Comprar algo que desejamos também é importante e sempre devemos nos planejar para isso. Afinal, a vida não é só pagar conta não é verdade?

Contribuintes devem ficar atentos

A restituição segue uma fila de entrega, o que significa que os contribuintes que enviarem a declaração do IR primeiro, recebem a restituição mais cedo. Somente idosos, pessoas com deficiência e professores possuem preferência legal para receber nos primeiros lotes.

Os contribuintes com direito a receber a restituição devem ficar atentos ao calendário. O último lote será pago no próximo mês.

A Receita não divulga com antecedência quando o contribuinte irá receber a restituição. Por conta disso, é necessário consultar no site da Receita e conferir se receberá sua restituição naquele lote.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.