Governo do DF confirma vacinação para adolescentes a partir de 16 anos

Por um anúncio em rede social na última quarta-feira, 8, o governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, informou sobre uma nova ampliação no calendário de vacinação contra a Covid-19 da capital brasileira. A cidade, que já iniciou a imunização de adolescentes há alguns dias, passará a vacinar os jovens com 16 anos na próxima sexta-feira, 10. 

Governo do DF confirma vacinação para adolescentes a partir de 16 anos
Governo do DF confirma vacinação para adolescentes a partir de 16 anos. (Imagem: Correio Braziliense)

Iniciada no dia 23 de agosto com os adolescentes com 17 anos, este avanço no cronograma de vacinação do DF se concretizará devido à chegada de um novo lote enviado pelo Ministério da Saúde, contendo 43.290 doses de vacinas.

A previsão é para que este montante seja entregue no Aeroporto Internacional de Brasília na manhã desta quinta-feira, 9. 

“Bom dia, gente! O primeiro recado de hoje é para os jovens de 16 anos. Com a chegada de novas vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde, vamos começar a imunização do grupo de vocês a partir de sexta-feira (10). Vamos em frente vacinar 16+ agora!” declarou o governador na conta dele no Twitter. 

Na oportunidade, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que, este novo lote é composto por 26.910 vacinas da Pfizer que serão utilizadas na aplicação de segundas doses, além de outras 16.380 voltadas à primeira dose.

Contudo, a pasta não fez nenhuma menção sobre os detalhes da vacinação. Portanto, não se sabe quando os adolescentes de 12 a 15 anos serão vacinados. 

Lembrando que na última segunda-feira, 6, o DF já havia recebido um lote com 31,5 mil doses de vacinas da Pfizer que têm sido utilizadas na aplicação de segundas doses.

Vale ressaltar, que este é o único imunizante autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser usado em adolescentes. 

Diante do quantitativo que vem sendo entregue nos últimos dias, o Governo do Distrito Federal está empenhado na aplicação da segunda dose desde esta quarta-feira, 8.

Fazem parte deste esquema os cidadãos que receberam a primeira dose da AstraZeneca e da Pfizer com previsão de completar o reforço vacinal até o dia 24 de setembro. 

Outro fator relevante quanto à vacinação de adolescentes é que, além daqueles com 17 anos de idade, as vacinas também estão liberadas para as grávidas e puérperas, do público geral e de jovens.

Estas pessoas não precisam agendar o atendimento, para a primeira dose, basta apresentar o documento de identidade original com foto e comprovante de residência no nome dos pais ou responsáveis. Já na segunda dose, é importante apresentar o cartão de vacinação com o registro da dose inicial.

Até o momento, o Distrito Federal já aplicou vacinas para a primeira dose em 2.032.007 pessoas. Deste total, 855.173 já completaram o esquema vacinal com ambas as doses da vacina contra a Covid-19. Enquanto 56.321 tomaram a dose única da Janssen.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.