Comissão aprova nova validade para cartão de estacionamento do idoso

Cartão de estacionamento do idoso serão alterados no Brasil. A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa na Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que modifica a validade nacional para os mais velhos estacionarem seus veículos sem taxação. A credencial é emitida pelo Detran, com validade em qualquer estado.

Comissão aprova nova validade para cartão de estacionamento do idoso (Imagem: Gazeta)
Comissão aprova nova validade para cartão de estacionamento do idoso (Imagem: Gazeta)

O cartão de estacionamento do idoso nada mais é do que uma autorização especial para que a população mais velha estacione seus veículos em vagas sinalizadas.

Ele é válido para qualquer logradouro público, que obrigatoriamente deve conter um número de vagas especifico para esse público.

Mudança no cartão de estacionamento do idoso

Atualmente, a reserva das vagas de estacionamento para idosos é equivalente a 5% do espaço total, seja ele público ou privado. Luiz Antônio Corrêa, relator do projeto, avalia que haverá a simplificação de uma norma que já existe, mas não é cumprida em sua totalidade.

Para ele, a mudança irá otimizar o funcionamento do cartão, que atualmente é prejudicado pelos processos burocráticos vistos como desnecessários.

“Concordamos que deve haver uma desburocratização e que as credenciais emitidas em um estado possam ser utilizadas em todo o território nacional, uma vez que o órgão público responsável já cadastrou os dados do usuário. Como a destinação dessas vagas é nacional, não vemos real necessidade de cadastros novos em outros estados”, defendeu o relator.

Tramitação

O texto foi encaminhado em caráter conclusivo e será analisado ainda pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Onde fazer o cartão do idoso?

O documento é gerado pelo órgão de trânsito estadual (Detran), em uma unidade municipal ou pela prefeitura do município do solicitante – desde que ela seja integrada ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Documentação exigida

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – original e cópia simples;
  • comprovante de endereço em nome do idoso – original e cópia simples; e
  • formulário de requerimento do Cartão do idoso – original.

Motivos para suspensão do cartão

  • uso de cópia efetuada por qualquer processo;
  • rasurada ou falsificada;
  • em desacordo com as disposições contidas nesta Resolução, especialmente se constatada que a vaga especial não foi utilizada por idoso.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.